Filme hugo cabert

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FIME: A invenção de Hugo Cabert


Hugo é uma criança de aproximadamente 12 anos, órfão de mãe, morava com o pai relojoeiro, estudava e nas horas vagas ajudava e observava seu pai na relojoaria.De repente Hugo é pego de surpresa pela noticia de tio Claude, o homem chega contando a noticia ao menino, que seu pai haveria morrido e que a partir daquele momento Hugo seria seu aprendiz, nãopoderia mais frequentar a escola e moraria com ele na estação. Claude era um velho etilista que dava corda no relógio da estação.
A única coisa que a criança levou com ele, foi Autômato, um boneco de cordaque seu pai achou em um museu e levou para casa com a ideia de consertá-lo.
Claude ensinou o menino a dar cordas no relógio da estação para mantê-lo em funcionamento, e em seguida sumiu, deixandoHugo sozinho com seu Autômato e com a responsabilidade de manter o relógio em funcionamento. Nesta cena percebe-se a facilidade do menino em aprender novos desafios.
“Para que uma vivência tenha setornado experiência, houve tomada de consciência, isto é reflexão. O que foi vivido inscreve-se na memória, mesmo que seja a memória inconsciente. Essas impressões psíquicas são marcadas , restos,vestígios, traços de percepção.” (D'AGORD, Marta Regina de Leão. Processos Subjetivos na Aprendizagem).
O menino para se proteger criou seu próprio “mundo”, vivia escondido, na sala da máquina do relógio,só saia de lá para roubar comida e ou peças para concertar seu boneco Autômato, acreditava que quando concertasse o boneco não ficaria mais sozinho.
Percebe-se a resiliência da criança ao sobrevivere enfrentar sozinho o mundo.
A resiliência pode ser caracterizada como um fenômeno, um funcionamento, uma arte a adaptar as situações adversas desenvolvendo capacidades ligadas aos recursosinternos e externos, que permite unir uma construção psíquica adequada à inserção social (LARANJEIRA,2007).
Hugo foi pego por Papa George roubando em sua loja, peças dos brinquedos para consertar...
tracking img