Filme escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL DR. BAYARD OSNA
TRABALHO DE BIOLOGIA. PROFESSOR: ANDERSON
ALUNO: MURILO HENRIQUE DOMINGUES DAL FORNO N°26 3°B

VASECTOMIA

Data: 15 / 04 / 2013

Sumário:

Introdução3
Anatomia4
Vasectomia passo a passo4
A consulta antes do procedimento4
O procedimento5
Instruções após o procedimento5
Complicações6
Segurança da vasectomia6
Reversão6Conclusão7
Referências8

Introdução:
Nos últimos anos, o número de vasectomias realizadas no Brasil tem aumentado intensamente a exemplo do que ocorre com o resto do mundo desenvolvido por ser um método fácil, acessível, seguro e rápido.
  Quando o casal tem o número de filhos desejados, a vasectomia é a alternativa mais inteligente como método anticoncepcional, pois o uso de preservativo,pílula anticoncepcional ou DIU até chegar à menopausa do cônjuge (que pode levar anos), não é a melhor receita em vista da própria saúde da mulher (a pílula é contra-indicada após os 35 anos de idade) sem falar no desconforto do uso do preservativo e as trocas periódicas do DIU ou a chance deste provocar infecção.
   A vasectomia consiste simplesmente na interrupção de dois canais impedindo a saída dosespermatozóides dos testículos. A interrupção se faz através de quatro manobras para torná-la mais segura o que faz com que a vasectomia seja o método anticoncepcional mais eficiente entre todos existentes. O resultado da cirurgia é conferido em 30 dias através do exame de laboratório e o retorno ao trabalho se faz em 24 a 48 horas, dependendo da atividade (um fim-de-semana).
   A vasectomiaprovoca impotência, engorda, diminui o prazer sexual? Como veremos em detalhes adiante a vasectomia não altera nada a potência ou o prazer sexual, assim como não modifica nada o organismo. Aliás, eliminando o temor de uma gravidez indesejada, o homem mais tranqüilo pode ter uma melhora no seu desempenho. O ponto negativo da vasectomia é que não se pode contar com a reversão e, portanto, deve sermuito bem pensado pelo casal para evitar arrependimentos.
   Os testículos, após a cirurgia, continuam vivos e funcionantes, produzindo hormônios masculinos que chegam à corrente sangüínea através das artérias e veias testiculares.

Anatomia
   Os espermatozóides são as células que carregam o código genético e que irão fecundar o óvulo na mulher. Eles são produzidos pelos testículos e sãotransportados até a uretra por dois canais chamados Canais Deferentes (um para cada testículo). Na uretra, misturando-se ao líquido espermático serão eliminados (ejaculação).
    Externamente, localizamos os Canais Deferentes logo acima de cada testículo (vide figura). Eles têm uma consistência mais endurecida (aspecto de espaguete cru), o que permite facilmente distingui-los das demais estruturasadjacentes que são todas muito móveis e, assim, com movimentos dos dedos o médico consegue “trazer” os Canais Deferentes para a superfície deixando-os logo abaixo da pele.

    Ao nível da Próstata, os espermatozóides se unem ao Líquido Espermático (produzido pela própria Próstata e pelas Vesículas Seminais) cuja uma das funções é a nutrição dos espermatozóides. A esta mistura damos o nome de esperma.    O esperma ejaculado é composto de aproximadamente 98% de Líquido Espermático e 2% de espermatozóide. Assim, quando se impede a saída dos espermatozóides pela vasectomia diminui apenas 2% do volume do esperma, o que não é percebido.
    Os espermatozóides continuam a serem produzidos numa velocidade muito menor e, como estão retidos, vão sendo reabsorvidos progressivamente pelo organismo semcausar nenhum problema.

A vasectomia passo a passo
1°A consulta antes do procedimento
   Primeiramente, é realizada uma consulta onde o médico orienta como é a vasectomia e se o pretendente está ciente de todos os passos do procedimento (como é qual a finalidade, cuidados após o procedimento e, principalmente, verificar se o candidato está convicto da decisão e ciente da dificuldade da...
tracking img