Filme entre os muros da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o papel do educador na sociedade? Como trabalhar e conviver com o diferente? Como combater a exclusão e o xenofobismo? Em que resulta o convívio forçado entre culturas distintas? Como agir deforma ética na profissão? Como lidar com jogos de poder e conflito? Qual o limite da liberdade? A escola consegue cumprir seu papel social?

Fazer o espectador pensar é a urgência que Entre os Murosda Escola traz consigo. O bombardeio de perguntas torna-se inevitável na cabeça de quem assiste a um filme com tamanha riqueza semântica. O diretor Laurent Cantet baseou-se no livro homônimo deFrançois Bégaudeau, que vive o professor da turma de sétima série retratada no longa. A relação entre professor e alunos do ensino fundamental de um colégio francês expõe o que é a juventude e os desafios doensino atualmente, mas, além disso, funciona como um pequeno espelho da miscigenação cultural e racial que acontece na França.

Na época em que o atual presidente francês, Nicolas Sarkozy, eraministro do interior do país, fortes conflitos ocorreram na periferia francesa por conta do preconceito contra os imigrantes argelinos, o que gerou focos de tensão pelo embate violento que se instaurou nacidade. Assim, não é de se estranhar o clima de hostilidade que acompanha os alunos da escola Dolto, obrigados a conviver oito horas por dia com pessoas de culturas diferentes em uma sala de aula.Cantet exprime uma visão brutalmente realista da decadência escolar como espaço democrático, fenômeno não-exclusivo da sociedade francesa e muito semelhante à realidade brasileira tanto nasinstituições públicas como privadas. O colégio e os ambientes acadêmicos em geral perdem o caráter de espaço para debate de ideias e de democracia intelectual para se tornar o primeiro espaço que liberta osfilhos do controle de seus responsáveis. Por isso não é estranho ver o professor François conversar com os pais de seus alunos e ouvir relatos do bom comportamento que eles apresentam nas suas casas e...
tracking img