Filme entre os muros da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica do filme "Entre os muros da escola ".
(Entre les Murs, França- 2007.)


O filme “Entre os muros da escola”, de Lautet Cantet, acontece em sua maior parte dentro de uma sala deaula composta por alunos adolescentes com diversos problemas, principalmente, social. Podemos perceber a relação professor/aluno que evidencia um impasse, pois o professor expõe um modo de pensar e deensinar o conteúdo escolar que não tem relevância para o aluno com o qual está lidando, ou seja, alunos com diferentes níveis sociais.
Neste filme podemos perceber problemas muito semelhantes com arealidade brasileira, entre eles as dificuldades de aprendizagem, de ensino, uma comunicação inadequada que não leva em consideração a realidade contextual dos alunos, a reprodução de um ambienteimpositor que nega o diálogo democrático, mas um dos principais problemas existentes entre os alunos e o professor encontram-se as tensões que ocorrem pela heterogeneidade que se compõe a sala de aula,tendo das mais variadas nacionalidades dificultando uma comunicação que contemple o ensino e a aprendizagem, o que aumenta ainda mais o conflito entre eles principalmente o preconceito de raça, de classesocial, etnias, dentre outros.
Através deste filme foi possível analisar a prática pedagógica adotada pelo personagem François, pode se verificar que o professor Marin se mostra comprometido edisposto a enfrentar, através do diálogo, os muitos desafios que irão surgindo por parte da turma indisciplinada, no intuito de transformar os vários questionamentos dos alunos num aprendizado através dareflexão crítica. As tensões existentes entre professor-alunos e alunos-alunos, demonstram a dificuldade de comunicação não considerando a importância da história, ou da vivência do outro para quepossa desenvolver no contexto da sala de aula um saber formal.
Dessa forma, a comunicação é elemento essencial tanto para amenizar estas tensões existentes em sala de aula quanto para promover o...
tracking img