Filme daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A estrutura do DNA”

O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesmaespécie, diferenciá-los. Assim, pessoas de uma mesma família, irmãos, por exemplo, apresentam diferenças físicas determinadas pela variação do DNA presente em cadaindivíduo.
É a molécula orgânica que, quando transcrita em RNA, tem a capacidade de codificar proteínas. Ele é composto por carboidratos (pentoses), radicais fosfatos e basesnitrogenadas. As bases nitrogenadas do DNA são:
* Adenina (A)
* Guanina (G)
* Citosina (C)
* Timina (T)
A Cadeia de DNA apresenta-se enrolada emuma estrutura dupla-hélice que uma vez no núcleo recebe a ação de histonas e se enovela para formar as cromatinas.
Para formar a cadeia em dupla-hélice,característica do DNA, a Adenina se liga por meio de pontes de hidrogênio à Timina, e a Citosina se liga à Guanina. As pontes de hidrogênio que se formam entre as basesnitrogenadas mantêm unidas as duas cadeias da molécula do DNA. Entre a adenina e a timina se formam duas pontes de hidrogênio e entre a guanina e a citosina formam-se três.
Aestrutura rígida dos cromossomos é necessária e importante quando a célula está em divisão, mas na célula em estado normal os cromossomos podem ficar de maneira umpouco mais relaxada, denominados cromatina.

Os humanos possuem 46 cromossomos, formando 23 pares. Uma técnica interessante é a “pintura cromossômica”, onde sondasmarcadas com proteínas florescentes se ligam a regiões específicas do DNA, tornando mais fácil sua visualização, pareamento e até mesmo detecção de anomalias.
tracking img