Filme daens resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Daens descreve os anos de 1890, quando o Padre Adolphe Daens busca contribuir na luta acirrada por condições concebíveis de vida aos trabalhadores de uma fábrica de têxtil, na cidade deAalst.
O cenário é dado na Bélgica, tendo muitos rumores na questão trabalhista. O padre em todos os instantes busca atuar como principal defensor dos operários, e contra o trabalho infantil.
A época écaracteriza pela Revolução Industrial, o despertar do socialismo e a luta contra as ações ofensivas da classe dominante. O capitalismo já estava estabelecido como modo de produção no mundodesenvolvido da época [europeu]. Todavia tal capitalismo era na prática um meio de superexploração da mão-de-obra.
O trabalho era explorado intensamente pela elite. Os indivíduos chegavam a trabalhar 16 horaspor dia. Os salários eram desestimulantes, pois não davam nem mesmo para suprir as necessidades básicas daquelas famílias. Em suma, o salário era uma miséria. Vale ressaltar que essa gente humildeainda era obrigada pela situação, a morar em casas velhas e sem qualquer estrutura de conforto. CASSIRER (1977, p. 116) define trabalho como sendo:
A característica notável do homem, a marca que odistingue, não é a sua natureza metafísica ou física, mas seu trabalho. É este trabalho, o sistema das atividades humanas, que define e determina o círculo de 'humanidade'. A linguagem, o mito, are-ligião, a arte, a ciência, a história são os constitu-intes desse círculo.
Outras características que marcaram esta fase são apresentadas pelo fato da exploração alcançar até mesmo as crianças emulheres. Era comum crianças de sete anos [às vezes mais novas ainda] impulsionando os teares em troca de comida, ou qualquer outra recompensa, se é que pode-se tratar como uma “recompensa”. Haviam grávidastendo seus filhos na fábrica, seus salários eram mais baixos que aqueles oferecidos aos homens. As fábricas eram desconfortantes, não haviam vasos sanitários e nem janelas. Os trabalhadores eram...
tracking img