filme crash

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013


UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE
___________________________________________________________________________
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
CURSO: DIREITO
PROFESSORA: CLEONEIDE MOURA DO NASCIMENTO
ALUNO (a):­­­­­­­______________________________________________________
______________________________________________________

AVALIAÇÃO REFLEXIVA1. Faça um resumo do filme Crash1.

2. Explique com suas palavras o que é etnocentrismo contrapondo ao conceito de relativismo.

3. Explique o que é um choque cultural, utilizando cenas do filme Crash para exemplificar.

4. Estabeleça uma relação entre o filme Crash e o texto debatido em sala “Pensando em partir”.

5. Explique a seguinte afirmação: “As verdades da vida são menos umaquestão de essência das coisas e mais uma questão de posição”. (Everardo Rocha, 2004, p. 20).

6. Em que este filme pode lhe ajudar enquanto profissional e enquanto pessoa?



“A verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado”.

OBS:
1. A atividade deve ser entregue impressa;
2. Pode ser realizado individualmente ou em duplas;
3. Data da entrega: 24/09/2013



Crash: No Limite.Crash é um filme que mostra problemáticas sociais, preconceito das pessoas em diversas situações, envolvendo os mais variados comportamentos racistas, desumanos, agressivos e preventivos contra negros e imigrantes, que também definem distinções sociais, conforme se distanciam em relação ao modelo branco de classe. O filme provoca reações bastante diversas e intrigantes, porém, bem realista daconvivência do ser humano, revelando seus limites, suas contradições e suas diferentes atitudes quando sujeito a um determinado momento ou situação. É um filme sobre tensões raciais e sociais, apresentando personagens heterogêneos que vivem em culturas diferentes dentro dos limites de uma mesma cidade, onde essas "culturas" diferentes entram em conflito. Os personagens têm noções preconcebidas sobreas pessoas de uma etnia ou de uma região geográfica diferentes, e essas noções não são amigáveis o tempo todo. Dentre os vários grupos étnicos encontram - se negros, brancos, asiáticos, persas e latinos americanos. Entre estes varias grupos, podemos observar um policial racista e seu jovem parceiro, neutro ao racismo, um detetive negro e seu irmão traficante de carros roubados, um bem sucedidodiretor de cinema negro que finge ser budista para não ter exposto sua origem “crioula”, um imigrante persa que possui um pequeno comércio que vive sendo assaltado, um trabalhador latino que luta para sustentar sua família. Em uma determinada parte do filme, mostra um casal de policiais na cama, quando o sujeito, um negro, chama a parceira de "mulher branca", o que a deixa com raiva do seu parceiropela distinção de cor entre eles. Numa outra cena um policial faz ronda em uma avenida, à noite, e pára um carro de luxo de um casal negro. Marido e mulher estão dentro da lei, mas mesmo assim o policial faz uma revista no casal, assediando fisicamente a mulher negra, mostrando o abuso de autoridade e o preconceito racial. Em outra ronda, o policial neutro ao racismo, se encontra numa posiçãobastante diferente, provocando a sensibilização e a coragem em relação aos negros. No dia seguinte, tentando um atendimento digno para o seu pai o policial racista é recebido por uma funcionária do seguro social, e outra relação de poder se estabelece, é a vez do policial sair perdendo e ser abusado e humilhado por uma negra que não perdeu a oportunidade de mostrar a sua braveza.


Portanto,percebemos no filme as várias culturas e etnias convivendo e se negando uma a outra, gerando a possibilidade de reflexão sobre os preconceitos contra os negros, os imigrantes e sobre nossas atitudes diante de estereótipos e ideais pré-formados sobre o outro. O preconceito guia as ações cotidianas, até mesmo quando não percebemos quando somos pessoas capazes de atitudes desprezíveis que, em certos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filme crash
  • FILME CRASH
  • filme crash
  • Resenha do Filme: Crash
  • crash filme e o multiculturalismo
  • Analise do filme crash
  • Resenha filme crash no limite
  • Filme Crash no Limite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!