Filme crash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Crash traz de forma bem explicita através de várias personagens que se deparam durante a trama, a questão do preconceito, manifestados através de vários critérios, desde o preconceito racial,social ao xenofóbico. Várias personagens distintas compõem a trama do filme Crash, sendo que não possui uma personagem principal, e sim uma gama de história que se envolvem em algum momento, sendotal momento regado de um toque preconceituoso.
O preconceito racial se faz presente em diversos momentos, tais como o contra os negros, hispânicos e persas, sendo este último confundido com os árabesno enredo do filme. Porem, a manifestação de preconceito que mais me chamou atenção durante o filme foi do negro contra o próprio negro, sendo isso evidenciado nas falas de um dos ladrões de veículos edo investigador de policia. O ladrão indignado com o preconceito sofrido acaba por avaliar de forma exarcebada ações as quais ele considera formas de preconceito, porem, o mesmo acaba porinferiorizar a sua raça, agindo de forma ilegal e materializando o perfil a qual ele mesmo considera preconceituoso (todo negro é ladrão). Por outro lado, o investigador de policia, apesar de bem sucedido,abandona a família de origem pobre e vangloria-se em ter mantido relações com uma considerada branca.
O filme mostra que a criação de um pré-conceito é ariscado. Julgar as pessoas somente pela raça, credoou nível social e inconcebível. O chaveiro, um individuo de origem hispânica, foi considerado um gangster pela personagem de Sandra Bullock e pelo comerciante persa, porem, ele na verdade é umindividuo trabalhador, que trabalha a todo o momento para sustentar a sua esposa e sua filha, e se mostra um pai afetuoso, cuidando da filha de forma belíssima, pois, por viverem em um ambiente violento, afilha teme as balas perdidas.
O filme também mostra que toda ação tem sua reação, como ficou explicito na ação do policial, que assediou uma mulher e em outro momento a salvou de uma acidente...
tracking img