Filme coisas belas e feias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“COISAS BELAS E SUJAS”: ENTRE O SONHO E A MISÉRIA Christina Szpoganicz da Silva1 Gustavo Noronha de Ávila2

O sub-mundo das doações de órgãos ilegais é mostrado no filme intitulado: “Coisa Belas e Sujas”. Um hotel aparentemente normal de Londres guarda segredos sujos, operações para retirada de órgãos são realizadas por práticas amadoras em imigrantes ilegais que sobrevivem a todo custo sob aótica de um cenário decadente. Este é mais um sucesso do virtuoso Stephen Frears, retrata a vida de um nigeriano, Okwe (Chiwetel Ejiofor), que praticamente não descansa. Como motorista de táxi de dia (masca uma planta africana que não o deixa cair no sono), sendo no período noturno recepcionista do hotel supramencionado. Porém, este personagem é na verdade um médico refugiado, fato que tentaesconder. Foi assim que, depara-se certa noite, ao vistoriar certo quarto, com um vaso sanitário entupido, toma um grande susto ao saber o motivo do entupimento: um coração humano. Naquele momento, pensa em delatar o caso para a polícia, mas desiste, pois sua situação é ilegal na Inglaterra. Cabe ressaltar que Okwe confia apenas em uma pessoa, Senay (Audrey Tatou), uma turca que trabalha no estranhohotel como camareira. É oportuno salientar, que Senay não poderia trabalhar em lugar algum, pois aguarda a legalização de sua permanência no país, e desta feita, enquanto a imigração não decide seu pedido, não pode empregar-se. Motivos ora relatados, que os deixam em uma situação bastante delicada e vulnerável.

1 2

Acadêmica de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).Doutorando e Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Professor da Faculdade de Direito da UNISUL.

Nesta ocasião, Okwe descobre que o Gerente do hotel, Mr. Juan, é um homem de baixo caráter e moral social, o qual está envolvido em tráfico de órgãos. Essas pobres pessoas passam a ser chantageadas, de modo que, os doadores ao cederem um rim, recebem em troca um passaporte falso. Estas “cirurgias",entretanto são realizadas da forma mais nefasta e precária possível, na maior parte das vezes acabam em morte ou com os doadores tendo graves infecções, pois são recortados por um açougueiro que se diz médico cirurgião. A trama continua, quando Mr. Juan cinicamente faz um convite a Okwe para ser o cirurgião do hotel, que prontamente o recusa. Este chocante filme, “Coisa Belas e Sujas” nos mostra que nãoé só no terceiro mundo que coisas escabrosas desta natureza acontecem. Quadrilhas de traficantes de órgãos agem impunemente em várias partes do mundo e este jovem médico, tão bem interpretado por Okwe nos comove com sua humanidade, quando cuida de imigrantes ilegais que estão à beira da morte. Com base no enredo do filme é importante reconhecer e voltar ao passado para melhor esclarecimento dequais foram as transformações dos anos 1960, especialmente nos contextos social, político e tecnológico, que impulsionaram o nascimento da bioética. Durante essa década, houve a confluência de dois importantes processos de transformação das sociedades que marcaram definitivamente seu espírito: o primeiro no campo das ciências e o segundo da moralidade. Por um lado, um grande desenvolvimentotecnológico fez surgir dilemas morais inesperados relacionados à prática biomédica (por biomedicina é preciso entender todo o exercício profissional relacionado à saúde e a doença dos seres humanos, seja no campo da medicina propriamente dita, ou da enfermagem, nutrição, biologia, psicologia e demais áreas correlatas). No entanto, paralelamente ao processo de crítica moral desencadeado pelos grupos sociais, houve importantes transformações em instituições já tradicionais, como padrões de família, as crenças religiosas e até mesmo a socialização e formação de crianças por meio dos estabelecimentos de ensino. Esse processo geral de mudanças envolve transformações nos credos e padrões de bem-viver nas sociedades, vislumbrando-se frente a este momento da história o aparecimento de novas...
tracking img