Filme besouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ANÁLISE DO FILME BESOURO

1) De que forma a historia de vida de Besouro pode retratar a trajetória de outros negros e negras no Brasil?
2) Em que momento do filme o preconceitoaparece de forma mais evidente? Como os negros se vêem? Como os brancos os vêem? E os negros vêem o branco?
3) Existem estratégias por parte dos brancos para construir uma invisibilidade do negro?Em caso afirmativo, como isso ocorre?
4) Que estratégias de resistência os negros utilizam? E como a cultura afro-brasileira contribui para suas ações?

O filme retrata a história de racismo epreconceito no século XX, apesar da abolição da escravatura. Conta a história de Besouro, um herói consagrado por seu povo por defender seus direitos e lutar contra o racismo, conhecido também como umdos maiores capoeiristas da região.
O filme retrata uma época, na qual os negros ainda não tinham conquistado sua liberdade, apesar de teoricamente serem considerados livres. Retrata também a formaque encontraram de lutar pelos seus direitos, que era por meio da capoeira. Os negros não eram tratados como pessoas da sociedade, faziam parte de um grupo sem direitos sociais. A maioria trabalhava nocampo, a mando dos coronéis que o escravizavam na época da escravidão, ou seja, mesmo com a abolição da escravatura, os negros continuaram na mesma condição em que se encontravam na época daescravidão, sendo discriminados e submetidos aos mandos dos poderosos.
Em várias partes do filme, pode-se notar o preconceito que os brancos tinham com os negros, estes continuaram a ser marginalizados,tratados como animais, submissos ao trabalho braçal e pesado, evidenciando a opressão que se manteve. Os brancos se sentiam ainda poderosos, de forma que podiam mandar e maltratar os negros se viamsuperiores. Com isso pode-se perceber que desde muito tempo, há uma cultura que “impregna” que o negro deve ser submisso, deve obedecer, fazendo assim com que todos os negros se moldassem a aquela cultura....
tracking img