Filme as borboletas de vigodsk

357 palavras 2 páginas
A cena em que duas crianças cegas e surdas deitadas na cama ,se comunicam que é hora de acordar.Com a linguagem de sinais eles sentem nas mãos e entendem o que é dito.
Há um desenvolvimento dos sentidos (tato) para compensar os que foram perdidos. Uma nova forma de linguagem pode ser ensinada ,adequando as necessidades de cada criança.
Vigotsky tem como abordagem para a psicologia, três pontos básicos: as funções biológicas têm um suporte biológico; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior e a relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
Um ponto crucial de seu pensamento é a mediação simbólica, uma vez que esse conceito é o ponto central da teoria vygotskiana sobre o funcionamento psicológico, sendo que este se baseia na interação do homem com o mundo. Vygotsky diz que essa interação não é direta, mas sim mediada, a qual corresponde a um estímulo incorporado ao impulso direto de modo a facilitar a complementação da operação.
Segundo Vygotsky, existem dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos, sendo que o primeiro corresponde a um objeto social e mediador da relação entre o indivíduo e o mundo, diferentemente dos animais que também usam instrumentos, o ser humano tem a capacidade de criar seus instrumentos para determinados fins, os guardam para o futuro e transmitem a sua função e metodologia de construção para outros membros do grupo social. O segundo (os signos), correspondem a instrumentos da atividade psicológica, com papel semelhante ao dos instrumentos no trabalho, ou seja, auxiliam a nossa mente a tornar-se mais sofisticada, possibilitando um comportamento mais controlado.
Vygotsky relaciona os sistemas simbólicos com o processo de internalização , sendo que esses dois são considerados essenciais para o desenvolvimento dos processos mentais superiores, além de mostrarem a importância das relações sociais entre os indivíduos.
Vygotsky também

Relacionados