File

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Estômago (2007) direção de Marcos Jorge, conta a história de Raimundo Nonato, um cozinheiro com dotes especiais onde trada a comida em dois temas incomum do luxo ao lixo.
Raimundo Nonato é um homem nordestino, sem qualificação, que desembarca em São Paulo sem dinheiro, a princípio vai trabalhar num bar em troca de comida e um quarto para dormir que fica nas dependências do próprio bare seu patrão mora na parte de cima do bar. Raimundo Nonato acaba revelando um talento para cozinhar a ser um cozinheiro elogiado.


da ascensão e queda de Raimundo Nonato, um cozinheiro com dotes muito especiais. Trata de dois temas universais: a comida e o poder. Mais especificamente, a comida como meio de adquirir o poder. E pode ser definido como uma fábula nada infantil sobre poder, sexoe culinária”.
Estômago possui um título bastante paradoxal. De um lado o título é quase literal. Temos um filme forte que nos leva do encantamento ao horror, e aí o título faz sentido pois o estômago reúne o luxo e o lixo, a riqueza necessária ao corpo e os detritos fétidos. E o filme também trata de pessoas que foram pêgas pelo estômago, logo… Mas por outro há toda uma insuficiência e apenasquem viu o filme é capaz de dar conta do que se trata.Estômago poderia ser um filme sobre a fome em qualquer canto do mundo, um filme sobre padrões estéticos, cirurgias e tratamentos para emagrecimento, poderia ser um filme sobre bulimia e/ou anorexia. O título é absolutamente insuficiente no que diz respeito a traduzir a experiência estética proporcionada. O próprio diretor passou por indecisões ealternâncias antes de optar pelo nome final. O título equivocado talvez tenha uma pequena parcela de culpa para que o filme, brilhante, não tivesse a repercussão e reconhecimento que merece.
Raimundo Nonato passa respectivamente por 4 grandes contextos emotivos. O bar-moradia, o restaurante, a namorada-noiva, a prisão. Quando ele adentra a prisão a sensação inicial é de temor mas ele nãoencontrará ali cenário menos hostil do que o vivido no bar-moradia, no restaurante e diante da namorada-noiva. A diferença é que a prisão é a prisão e todos falam dela o que ela é. Muitas vezes até aumentam. Mas diante do bar-moradia, do restaurante e da namorada-noiva, o que floresce são esperanças tragicamente sepultadas. Temos aí um dos problemas do filme, porque o diretor optou pela sensação de finalfeliz quando a história de Nonato é trágica. Ver Raimundo Nonato, antes da transformação, é basicamente ver o protótipo masculino de Macabéa, de A Hora da Estrela, com as devidas alterações.
O filme faz um retrato exato do que é a classe média branca do Brasil. E de como a classe média é a principal herdeira da mentalidade escravocrata. Raimundo Nonato é um membro da chamada ralé, nos termos deJessé Souza. E a ralé, pessoas de extrema pobreza e sem instrução, é o prato predileto da classe média em sua sanha de possuir servos e criados a custo zero. Criados não só para serem maximamente explorados e oprimidos mas ainda para serem moralmente humilhados diante do tratamento rude e das histórias de conquista que donos de apartamento vociferam diuturnamente.
O que é apresentado é um cenáriomundo cão próprio da cidade onde pobreza econômica é interpretada como pobreza moral. Se você não tem nada, você não vale moralmente nada e podem fazer qualquer coisa com você. O filme toca fundo nessa ferida de como a pobreza material pode levar ao rebaixamento moral e como a humilhação moral pode ser mais dolorosa do que a exploração e a pobreza econômica. Afinal, usado e explorado, Nonato mantevea serenidade, a simpatia e o servilismo. O seu primeiro crime, fatídico e trágico, não se deve a uma revolta econômica mas a uma revolta moral. Nonato se revolta não por ser explorado mas por ser humilhado pelo patrão e desprezado pela noiva. Ao menos é o estopim, como se um limite da humilhação tolerável tivesse sido ultrapassado.
No geral, Estômago traz um retrato da vida cotidiana de...
tracking img