File Systems

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2015













MÓDULO 5112
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERATIVOS


FILE SYSTEMS

























Elaborado por:




Índice


Introdução…………………………………………………………………………Pág. 3

Shell………………………………………………………………………………..Pág. 4

Processos e threads……………………………………………………………..Pág. 6

File Systems……………………………………………………………………...Pág. 7Conclusão…………………………………………………………………………Pág. 9

Webgrafia…………………………………………………………………………Pág. 10








































Introdução

Um dos diversos objetivos deste trabalho é compreender o conceito de Shell, conhecer a sua história e diferenciar de entre os existentes, os mais importantes.

Outro objetivo deste trabalho é também conhecer os diferentes tipos de file systems, como porexemplo ext4 e NTFS, e as suas funcionalidades.

Por ultimo vamos também falar sobre os conceitos de processos e threads, como funcionam e qual a relação entre ambos.













































O que é uma shell
Shell é um programa que recebe comandos escritos pelo utilizador e disponibiliza-os ao sistema operativo paraexecutar. Nos primeiros anos de Unix, sh era a única interface de utilizador disponivel. Hoje em dia existem interfaces de utilizador graficas em conjunto com interfaces em linha de comandos.


Os diferentes tipos de shells

sh

Das primeiras shells criadas para Unix, escrita por Steve Bourne na AT&T em 1977 e é conhecida por Bourne shell. Sh foi durante anos a shell principal de muitos sistemasoperativos baseados em Unix e utlizadores root. A Bourne shell não possui nem as funcionalidades interativas nem as construções complexas de programação que outras shells teem. Todas as shells teem descendencia da sh e está disponivel em todos os sistemas baseados em Unix.

csh

Escrita por Bill Joy na University of California, Berkley e lançado em 1978. A sintax interna é bastante diferente dash e foi desenvolvida para ser parecida com a linguagem de programação C.

tcsh

Desenvolvida por Ken Greer na Carnegie Mellon University nos finais dos anos 70. O t em tcsh significa TENEX, um sistema operativo usado em alguns DEC PDP-10. Tem bastantes funcionalidades a comparar com csh e em quase todos os sistemas modernos, csh é simplesmente um link para a tcsh. Tcsh é hoje em dia uma dasmais usadas shells em sistemas Linux

ksh

Conhecida por Korn shell e escrita por David Korn na AT&T. Esta shell foi lançada em 1982 com o objetivo de ser um grande melhoramento da sh. Ksh vem com algumas das funcionalidades de tcsh, tais como o historial da linha de comandos. Ksh é compatível com sh e à muito tempo que é a shell favorita de imensos administradores de sistemas.

zsh

Zshell é um interpretador de comandos Unix escrita por Paul Falstad em 1990. Esta shell é usada como shell de login interativo e como processador de comandos de shell scripting. Algumas das funcionalidades de zsh são a edição da linha de comandos, a correcção de texto integrado, tab completion programável, funções de shell com autoloading e historial da linha de comandos. Zsh é bastante parecida comksh mas inclui mais funcionalidades.









bash

Um produto do projeto GNU e criada em 1987. Esta shell é conhecida por Bourne Again shell e foi desenvolvida para ser um enorme melhoramento da sh em termos de programação e use interativo. Bash é completamente compatível com sh, parcialmente compativel com ksh e incorpora as funcionalidades mais uteis de Korn shell e C shell. Hoje emdia, em todos os sistemas Linux, sh é apenas um link para bash mas scripts invocados como sh so irão trabalhar sem extensões de bash.











Imagem 1- Esquema da história de shells de Unix















Processos e threads

Processo

Podemos definir processo como uma instância de uma ou mais threads em execução no computador. Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • File Systems
  • AFS – Andrew File System
  • Network file system
  • Macintosh File System
  • EXT2
  • The google file system
  • Entendendo o Funcionamento do File System do iOS
  • Server Message Block/Commom Internet File System

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!