Filariose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES: http://www.infoescola.com/doencas/elefantiase-filariose-linfatica/

http://www.amaurycoutinho.org.br/filariose/definicao/tratamento.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/FilariaseFILARIOSE – ELEFANTÍASE

O QUE É:

A Filariose é uma doença causada por parasitas (Wuchereria bancrofti eBrugia malayi) é transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti e Brugia Malayi.

Aslarvas do parasitas, as microfilarias são encontradas no sangue do indivíduo e são ingeridas por animais que se alimentam de sangue. Após passar parte do seu ciclo vital no organismo desses insetos(mosquitos) as microfilarias são transmitidas a pessoas sadias atravéz de picadas. A microfilarias se alojam nos vasos linfáticos do indivíduo, principalmente nos braços e pernas. Quando adultas aslarvas fêmeas se reproduzem em milhares de larvas.

QUADRO CLÍNICO:
PODE SER ASSINTOMÁTICO, COM INCUBAÇÃO POR VÁRIOS MESES.

Os sintomas inicias são: prurido no local da picada, relacionados com ainflamação dos vasos linfáticos: febre alta e calafrios. Conforme a doença se desenvolve, a presença de vermes adultos nos vasos linfáticos causa obstrução dos mesmos impedindo o fluxo normal da linfa,com o acumulo de liquido os membros afetados sofrem edema, engrossamento e hipertrofia. Os membros mais afetados são pernas e braços assim lembrando pernas de elefante por isso o nome genérico dadoença: Elefantíase.

DIAGNÓSTICO:

Busca direta por microfilárias por meio de exames de sangue, busca por vermes adultos por meio de biópsias linfonodais, sorologia (ELISA e pesquisa anticorpo IgG-4),diagnóstico molecular(presença de linfócitos na urina), exames de imagem que é a linfocintigrafia (exame contratado dos vasos linfáticos).

TRATAMENTO:

Aplicação de Dietilcarbamazina(DEC) eIvermectina. A DEC é usada para matar as microfilárias adultas, e a Ivermectina as ninfas.
A cirurgia também é usada para a retirada de Microfilárias adultas quando o tratamento com DEC é ineficaz....
tracking img