Filantropia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As empresas têm ampliado as suas participações na sociedade onde estão inseridas e ao mesmo tempo, o contexto econômico globalizado atual contribui para uma rápida e profunda transformação nos valores empresariais. Paulatinamente, a filantropia empresarial é substituída pela Responsabilidade Social das Empresas, incrementando a prática da Cidadania Corporativa e exigindo, por parte de seuspraticantes, gerenciamento e principalmente profissionalização. Constitui a temática central deste trabalho investigar os motivos que levaram a essa conscientização social por parte dos empresários, ressaltar a importância da discussão sobre a e definição dos papéis das empresas, do Estado e a comunidade como um todo, principalmente na tentativa de criar um ambiente social viável às populações doentorno dos grandes conglomerados empresariais. No caso específico, a nossa reflexão recai sobre os agentes sociais atuantes na reformulação da atividade econômica do Porto de Santos a partir da implantação da Lei 8630, conhecida como a Lei de Modernização Portuária, focando a prática de políticas compensatórias ao custo da hospedagem do maior porto da América Latina.
A origem etimológica da palavrafilantropia significa “amizade pela humanidade”. 
O conceito original, desenvolvido no início do século passado, parte do princípio de que a ação social nasce, fundamentalmente, da decisão individual de um possuidor de bens ou recursos financeiros, que acredita que esses recursos doados a uma entidade ou a uma causa podem fazer a diferença na vida de uma pessoa.
Outra abordagem para a filantropiaé quando ela atua como um segmento da sociedade civil que busca construir um sistema alternativo da situação de exclusão do ser humano. Essa abordagem utiliza o recurso privado para o beneficio público, buscando transformar a sociedade, a partir de programas e projetos criativos, testes modelos que tornam serviços e bens mais acessíveis, construção de relações entre diferentes setores e grupossociais, geração de capital humano e social, influência em políticas públicas. Seu compromisso é com a mudança da sociedade, com a alteração do status quo.
Os hospitais filantrópicos e as Santas Casas de Misericórdia são reconhecidos como entidades beneficentes a partir da emissão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (anteriormente denominado Certificado de Entidade de FinsFilantrópicos), concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). É o reconhecimento do Poder Público Federal de que a Instituição é Entidade Beneficente de Assistência Social (anteriormente conhecida como “filantrópica”), sem fins lucrativos e presta atendimento ao público alvo da assistência social.
É uma ação inerente a ação voluntária, gratuita, beneficente e assistencialdesenvolvida por altruismo, responsabilidade social, solidariedade, fraternidade e amor ao próximo; que se agrega à assistencia social (atendimento independente de contribuição aos que dela necessitam, baseado no protagonismo e na busca do provimento dos minimos sociais e a autonomia e procurando universalizar os direitos sociais e tornar o indivíduo alcançavel pelas demais Políticas Sociais Setoriais) ede difere da caridade (porque esta é por compaixão) e do assistencialismo (porque este é para mero provimento imediatista que se justifica apenas nas questões conjunturais contingenciais).
Voluntários, esforços organizados destinados a fins socialmente úteis. Grupos filantrópicos existia nas antigas civilizações do Oriente Médio, Grécia e Roma: uma dotação apoiado Academia de Platão ( c. 387 aC)para cerca de 900 anos, a islâmica waqf (endowment religiosa) remonta ao século sétimo, eo medieval Igreja cristã administrado confia para fins beneficentes. Comerciantes em 17 e 18 do século Europa ocidental fundada organizações para causas nobres. A partir do final do século 19, grandes fortunas pessoais levaram à criação de fundações privadas que legou presentes totalizando milhões e depois...
tracking img