filantopia e assistencialismo

858 palavras 4 páginas
Fundamentos
Etapa 2
Não podemos iniciar um assunto sem antes conhecer o conceito e os interesses do mesmo. Filantropia esta relacionada à ajuda, ou seja, devemos nos ajudar uns aos outros, com forma de demonstrar sermos humanos. Na teoria significa ter amor pela humanidade, sendo de origem grega, a filantropia pode acontecer de diversas formas, dentre ela através de ONGs, que é um exemplo mais comum. As pessoas doam alimentos, roupas, calçados para ajudar os demais, na intenção de fazer caridade.
Normalmente as empresas que ficam com esse papel, na intenção de ganhar nome e propor algum tipo de marketing para sua empresa. Eles tentam passar que ajudam pessoas onde o governo não enxerga, colocando sua versão como se fosse um dever social. Mas não é só em empresas que vemos a filantropia, é muito comum também em escolas e especialmente em igrejas.
A relação entre filantropia e serviço social surge através da igreja católica que durante anos viu a ajuda ao próximo como dever de todo cidadão e somente após o período de Vargas que o estado assumiu uma assistência publica legitimado, tirando a Idea de ajuda das “costas” da igreja.O interessante de toda a história é que no Brasil existem entidades que são aceitas e regulamentadas para a cooperação da filantropia, damos nome de empresas privadas, onde oferecem gratuitamente auxilio a pessoas carentes.
Assistencialismo vem do latim e significa “estar junto”, esta totalmente relacionada ao ato de assistir, que consiste em proteção, ajuda amparo, auxilio e socorro. Como tudo tem seu lado negativo, o assistencialismo não foge a regra, pois não se preocupa com os males que pode trazer a vida social, traves de ajuda não é capaz de transformar a realidade social, porque atende somente necessidades individuais, como por exemplo, certa comunidade. E as outras pessoas que estão em vulnerabilidade pelo mundo? Ou seja, não consegue atingir todos que esperam por seu apoio. Já o serviço social, que é bem diferente, veio fazer

Relacionados