Fila Nas Bombas De Gasoliona

264 palavras 2 páginas
ESTUDO DE CASO- FILAS NAS BOMBAS DE GASOLINA

Nos anos de 1970 a organização dos países exportadores de petróleo (OPEP) elevaram o preço do petróleo para aumentarem suas rendas. Isso resultou em um declínio da oferta da gasolina. Logo, os consumidores enfrentavam grandes filas nos postos de gasolina para poderem abastecerem seus carros. Para entender melhor o ocorrido é preciso fazer uma análise do preço máximo.
Antes da OPEP aumentar o preço do petróleo,o preço máximo não era obrigatório. Isso acontecia devido a demando e a oferta originarem um preço de equilíbrio abaixo do preço máximo. Logo, não se fazia a necessidade da implantação de um preço máximo obrigatório.
Depois do acontecimento,a curva da oferta sofreu um deslocamento para a esquerda, o que implica em um abatimento da mesma. Surgiu então, a necessidade de uma regulamentação do governo, na qual se estabeleceu o preço máximo obrigatório da gasolina. O objetivo era que o preço do mercado se igualasse ao preço máximo na tentativa de beneficiar a todos, no entanto não foi isto que ocorreu. A restrição obrigatória fez com que surgisse uma escassez do produto, uma vez que a demanda pela gasolina não diminuiu e se tornou,obviamente, maior que a oferta.
Nesse sentido, pode-se concluir que se o mercado não fosse regulamentado, os vendedores poderiam aumentar o preço da gasolina para além do preço máximo, o que resultaria em uma queda na demanda do produto.No entanto, com a imposição do governo, os posto de gasolina enfrentaram uma grande procura pelo produto, o que ocasionou grandes filas nas bombas de gasolina.

Relacionados