filósofos da idade media e moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nesste trabalho você irá encontrar alguns nomes dos principais filósofos da Idade Média e Moderna e suas teorias.



**Os Filósofos e suas teorias**

Tales de Mileto (624 - 550 ªC.), grego. Expoente do “monismo”; é considerado o primeiro filósofo ocidental. 
Anaximandro de Mileto (611 - 547 ªC.), grego. Deu continuidade à busca de “Tales” da substância universal, argumentando que talsubstância não precisa se parecer com nenhuma outra conhecida. 
Heráclito de Éfeso (533 - 475 ªC.), grego. Opô-se ao conceito de uma realidade única e dizia que a única coisa permanente é a mudança. 
Empédocles de Agrigento (c. 490 - 430 ªC.), grego. Acreditava que havia quatro substâncias irredutíveis (água; fogo; terra e ar) e duas forças (amor e o ódio).  Parmênides de Eléia (c. 495 ªC.),grego. Membro da escola elíptica, e formulou a doutrina básica do “idealismo”. 
Zenão de Eléia (c.495 - 430 ªC.), grego. Argumentava que a pluralidade e a mudança são aparências, não realidade. 
Protágoras de Abdera (481 - 411 ªC.), grego. Relativista e humanista, duvidou da capacidade humana de alcançar a verdade absoluta. 
Sócrates (c. 470 - 399 ª C.), grego. Desenvolveu o “método maiêutico deinvestigação”, sendo sua filosofia difundida por seu aluno “Platão”. 
Demócrito de Abdera (460 - 370 ªC.), grego. Iniciou a tradição no pensamento ocidental de explicar o universo em termos mecânicos. Acreditava que toda matéria era composta de pequenas partículas indivisíveis chamadas átomos. 
Antístenes (c. 450-c. - 360 ªC.), grego. Líder do grupo conhecido como “Cínicos”, ressaltava adisciplina e o trabalho como um bem essencial. 
Platão (c.428 - 347 ªC.), grego. Fundador da Academia de Atenas, desenvolveu o “idealismo de Sócrates” e foi professor de “Aristóteles”. 

*Aristóteles foi preceptor de Alexandre, o Grande, durante três anos. Ensinou-o a espalhar-se no herói clássico grego, salientou a importância da filosofia e aconselhou Alexandre a dominar os não-gregos. Asrelações complicaram-se entre eles com a execução do sobrinho de Aristóteles (Calístenes de Olindo) por Alexandre. Após a morte de Alexandre, o filósofo foi vitima de uma campanha antimacedônica e acusado de ímpio. Certo da condenação, ele deixou a cidade e faleceu no ano seguinte. Aristóteles (384 –322 ªC.), filósofo e cientista grego. Seus trabalhos influenciaram toda a filosofia ocidental. Propunha aexistência de quatro fatores na relação casual: “forma; matéria; motivo, que produz mudanças, e o fim, pelo qual ocorre um processo de mudança”. 

Pirro de Élis (c.365 - 275 ªC.), grego. Iniciou a escola cética de filosofia. Acreditava que o homem não poderia saber nada com certeza. 
Epicuro (341 - 270 ªC.), grego. Adepto do atomismo e hedonismo, entendia que o critério da verdade está nasensação. 
Zenão de Cítio (c.335 - 263 ªC.), grego. Líder dos estóicos, assim chamados, pois se encontravam em “Stoa Poikile” (Portal Pintado), em Atenas. Zenão pregava que o papel do homem era aceitar a natureza e tudo o que ela oferece, “de bom ou mau”.  Plotino (205 - 270), romano. Principal expoente do “neoplatonismo”, uma interpretação dos ensinamentos de Platão que posteriormente combinou-secom idéias cristãs. 
Santo Agostinho (354 - 430), norte - africano. Foi uma das pessoas de maior influência sobre o pensamento medieval cristão, “Agostinho”, acreditava que Deus transcende a compreensão do ser humano. 
Boécio (c.480 - 524), estadista romano. Em “A Consolação da Filosofia”, Boécio propôs que apenas a virtude é constante.


**Teorias de Filósofos da Idade Média**
Avicena(980 - 1037). Discípulo árabe de “Aristóteles” e do neoplatonismo cujos trabalhos despertaram interesse por Aristóteles na Europa do séc.XIII. 
Santo Anselmo (1033 - 1109). Agostiniano e realista italiano famoso por sua prova da existência de “Deus”. 
Abelardo (1079 - 1142). Teólogo e filósofo francês cujo nominalismo antagonizou a Igreja. 
Averróis (1126 - 1198). Grande filósofo da Espanha...
tracking img