Colégio da Polícia Militar
Aluna: Flávia Matos
Professora Moema
Serie: IIº ano H

[pic]

Data: 24 de março de 2011
SumárioIntrodução__________________________________________________

___________3

Nicolau Maquiavel___________________________________________________

___4

Jacques Bossuet_____________________________________________________

___4Thomas Hobbes______________________________________________________

__5

Jean Bodin_______________________________________________________

_____6

Trechos deobras_______________________________________________________

_7

Conclusao___________________________________________________

__________8

Bibliografia________________________________________________

____________9Introdução

A partir da Baixa Idade Média, o cenário político europeu sofreu transformações que romperam com o caráter local que o poder assumia durante o auge das relações feudais. O aparecimento de novosgrupos sociais e as crises que se desenvolveram nesse mesmo período abriram caminho para um gradual processo de centralização política que ampliou o papel exercido pela autoridade monárquica. Antesdisso, os senhores feudais tinham uma autonomia que fazia com que os reis fossem meras figuras decorativas.
Para que pudessem reafirmar seu poderio, muitos reis contaram com o expresso apoio daburguesia local, que tinha uma série de interesses por de trás da ascensão do regime absolutista. Com a presença de um Estado centralizado, seria possível implementar uma série de padrões monetários efiscais que permitiriam a ampliação das atividades comerciais. Além disso, a formação de exércitos também viabilizaria uma situação mais segura para que os deslocamentos comerciais fossem realizados.
Namedida em que a autoridade do rei ganhou força, diversos pensadores surgiram e passaram a refletir sobre esse novo tipo de experiência. Muitos desses intelectuais concordavam com a existência de um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Filósofos absolutista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fil%C3%B3sofos-Absolutista/34740.html

MLA

"Filósofos absolutista" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fil%C3%B3sofos-Absolutista/34740.html>.

MLA 7

"Filósofos absolutista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fil%C3%B3sofos-Absolutista/34740.html>.

CHICAGO

"Filósofos absolutista." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fil%C3%B3sofos-Absolutista/34740.html.