FIhcamento a corporação documentário (2003)

336 palavras 2 páginas
Trabalho de Economia e Consumo

Fichamento do filme A Corporação

Guilherme Rodrigues de Almeida
PUB-MA3

A Corporação (2003)

Na introdução do filme eles explicam as mecânicas das grandes corporações rasamente, comparando a outros sistemas, como a igreja e o comunismo, e que, ela hoje é onipresente e que os estado não consegue ter controle sobre elas, comparam a monstros fictícios que nós criamos mas, não controlamos.
Explica depois o nascimento da corporação moderna que veio na era industrial por meados de 1972, E sobre a concretização da pessoa jurídica, que tratam as corporações como uma pessoa jurídica, que tem direito como pessoas físicas. Por exemplo: Comprar e vender propriedade, fazer empréstimos, processar ou ser processado e, etc. Porem é uma forma errada de se pensar, já que as corporações não tem senso moral e ético apenas visam lucros e crescimento. Ao começar a pensar na corporação como pessoa eles, definem sua personalidade de acordo com fatos históricos. E deduzem que ao criarmos ela visando riqueza criamos o que vai nos destruir.
Basicamente se olharmos as corporações como pessoas e fizéssemos um diagnóstico psiquiátrico nelas, elas seriam como psicopatas inconsequentes que só visam o beneficio próprio.
No começo ao incentivo da industrialização, o estado investia direto e comprava muitas produções. Com o avanço do capital houve uma inversão nesse papel onde o estado começou a vender essas indústrias que possuía, e privatizaram a maior parte do serviço publico. Com isso as corporações perderam os principais efeitos colaterais de uma empresa estatal. Esses efeitos eram positivos, por de serem administradas com o dinheiro publico trabalham com prejuízos e não visam lucros.
Na nossa realidade contemporânea isso já é visível claramente, pois todos benefícios básicos também são privatizados, apesar de ainda ver os serviços públicos, os privados compravam uma maior qualidade.

Relacionados