Figuras que ajudaram a solidificar o pensamento cristão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras que ajudaram a solidificar o pensamento cristão

O papa João Paulo II é o exemplo do apóstolo de Cristo, que soube compreender e interpretar, através do seu apostolado, a frase que elemesmo proferiu, e que se pode ler na exortação apostólica “Catechesi Tradendae (1979)”:
«A catequese tem de procurar conhecer essas culturas e as suas componentes essenciais; ela deve apreender as suasexpressões mais significativas; e deve também saber respeitar os seus valores e riquezas próprias. È deste modo que ela poderá propor a tais culturas o conhecimento do mistério escondido e ajudá-las aque façam surgir da sua própria tradição viva expressões originais de vida, de celebração e de pensamento cristão»
João Paulo II foi sem dúvida o papa que visitou o maior número países contactandocom as mais diversas realidades religiosas. Ele sempre soube adaptar a mensagem cristã à realidade de cada povo, sem perder as linhas directoras da fé, e a consciência de unidade da Igreja.
S.Paulo com toda a certeza inspirava o Santo Padre em cada viagem apostólica. O discurso no Areópago, era desafio e motivação, para ele que como sumo pontífice, também fazia experiência do anúncio da fé emculturas tão distintas e ignorantes do Deus de Jesus Cristo.
A necessidade do anúncio da fé cristã, fez com que ao longo de toda a história da Igreja, homens e mulheres, discípulas de Cristo,procurassem encontrar a linguagem, os símbolos, e as explicações mais convincentes para o realizar.
Tertuliano, um dos grandes pensadores do seu tempo, sabia e conhecia bem o valor da argumentação noexercício apologético, a sua obra “Apologeticum”, é fundamental para explicar o cristianismo e suas principais linhas orientadoras, assim como a Carta a Diagoneto, de autor desconhecido. São documentosque contrapõem as práticas pagãs, às práticas cristãs.
Como Tertuliano dominava o grego e o latim, foi possível deixar-nos expressões adequada em latim para expressar o mistério trinitário, e...
tracking img