Figuras de sintaxe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE/LAUREATE
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA

FIGURAS DE LINGUAGEM:
Figuras Sintáticas

MANAUS – AM
ABRIL 2011
MARCELO DA SILVA GO9MES
ROMÊNIA FEITOSA DE SOUZA

FIGURAS DE LINGUAGEM:
Figuras Sintáticas

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Sintaxe da LínguaPortuguesa, ministrada pelo professor José Sarney do curso de Letras do Uninorte/Laureate.

MANAUS – AM
ABRIL 2011
INTRODUÇÃO

A partir dos aspectos lógicos e gerais observados na língua (norma culta), a gramática formula princípios que regem as relações de dependência ou interdependência das palavras na oração. Por outro lado, ensina que outros fatores podem interferir na sintaxe ou construção dassentenças, alterando a concordância, a regência ou a colocação. Essas variações chamam-se figuras de Sintaxe ou construção, uma classificação das figuras de linguagem, assim como as figuras de pensamento e as metáforas (figuras de palavras). Com o objetivo de aprimorarmos nossos estudos em Sintaxe da Língua Portuguesa, veremos no decorrer desta pesquisa, como tais figuras mexem com a construção dafrase não somente no campo da Estilística, evidenciando a necessidade de considerarmos tanto informações lexicais quanto informações sintáticas para a produção de sentenças de estilo variado.

FIGURAS DE LINGUAGEM: FIGURAS DE SINTAXE

Pode-se dizer que as figuras de linguagem são “certas maneiras de dizer que expressam o pensamento ou o sentimento com energia e colorido, a serviço dasintenções estéticas de quem as usa” (Rocha Lima, 1992, p. 500). São recursos presentes na linguagem, utilizados por autores para dar ao seu estilo um jeito próprio, que pode ser vivaz e belo, exagerado ou normal etc. De acordo com o efeito desejado e o público a que determinados escritos se destinam, pode-se abusar das diferentes figuras de linguagem. Veremos o tipo de figuras Sintáticas.As figuras de sintaxe são abordadas aqui devido à sua relação com figuras de estilo: um determinado estilo de escrita pode delinear escolhas estruturais específicas. Por essa razão, a gramática de uma língua natural deve refletir a variedade de escolhas que permitirá a riqueza estilística na expressão textual.
A nossa gramática aponta alguns princípios que regem as relações de ordem e dedependência das palavras em uma oração. Em geral, tais princípios são definidos a partir dos aspectos lógicos e gerais observáveis na norma culta da língua. Porém, tais aspectos não são exclusivos ou não ambíguos, isto é, não há aspectos associados exclusivamente a uma norma de uso da língua, o que dificulta sua identificação e, o que é mais importante em nosso trabalho, sua associação com questõesde estilo.
Dentre os fatores que interferem na identificação e associação de figuras de sintaxe a figuras de estilo encontram-se a regência, a concordância e o posicionamento de palavras ou orações em determinado contexto. A tais alterações damos o nome de figuras de palavras, dentre as quais destacamos:

Silepse:

É a concordância feita com a idéia subentendida e não com aforma, ou com a palavra expressa. Seguem-se alguns exemplos dos três tipos de silepse existentes:

a) Silepse de gênero:

“Está uma pessoa servindo missa, meia hora o cansa.” (Pe. Manuel Bernardes)
Moramos na agitada São Paulo.

b) Silepse de número:

“Antes sejamos breve que prolixo.” (João de Barros)
Esta gente está nervosa, capazes de tudo.

c) Silepse de pessoa:

“Os portuguesessomos do ocidente...” (Camões)
Os brasileiros somos pessoas sem-vergonha.

Elipse:

Consiste na omissão de termos em uma frase que, entretanto, podem ser facilmente subentendidos. Exemplos:

“Na rua deserta, nenhum sinal de bonde.” (Clarice Lispector)
Quanta maldade na Terra.

Tanto no primeiro quanto no segundo exemplos temos a omissão do verbo haver, sendo que no primeiro...
tracking img