Figuras de linguasens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise Critica e descritiva
Em nossa vida cotidiana possuímos crenças que nos são passadas culturalmente por meio das gerações. Essas crenças são fatos, ideias e acontecimentos que aceitamos comose fossem óbvios e sequer questionamos, como se fosse verdades absolutas.
Os seres humanos possuem valores (morais religiosos, artísticos), que viviam próximo de seus semelhantes e o mais distantespossível dos que discordam de suas ideias e que, ao perceber tais fatos, percebemos também que eles só são possíveis por sermos seres racionais e que estes valores, regras e normas são estabelecidas pornós.
É importante, no entanto distinguir o ”filósofo” que todos somos, que ocasionalmente filosofa espontaneamente, do filósofo que sabe do oficio, o filósofo intencional, que percebe uma visão domundo e da vida, na busca de fundamentos para as suas ideias princípios e concepções.
A filosofia é necessária ao restabelecimento da autonomia do individuo na medida em que, invocando a razãocritica presente nele mesmo, submete o próprio conteúdo de sua consciência ao exame de validade de seus fundamentos sociais, políticos, etc.
A filosofia institui a negatividade como padrão de interpelaçãodo mundo, isto é, recusa ou nega o assentimento imediato em relação a tudo que é dado, percebido, imposto e leviana e inconsistentemente justificado. Neste sentido a filosofia pode dissolver aingenuidade, que é sempre tributaria da aceitação imediata do mundo, substituindo-a pela a problematização “inquisitória”, que pretende vasculhar o que se oculta sob o disfarce da imediatez.
A pergunta pelaa utilidade da filosofia se torna cada vez mais presente, apesar de seu inicio ter se dado, provavelmente, com o advento da própria filosofia. Em um mundo em que vivemos, altamente contraditório, éfundamental que cada individuo exerça aquilo que lhe é particularmente importante, que é a capacidade de refletir racionalmente sobre os meios e os fins humanos e é aqui que a importância da...
tracking img