Figuras de linguagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Figuras de Palavras
Comparação - Figura de linguagem que realça uma semelhança entre dois objetos ou ideias diferentes, utilizando para tanto uma conjunção subordinativa comparativa.
Exemplo:ele é forte como um touro ou ela nada igual um peixe.
Metáfora - Figura de linguagem que consiste na transferência da significação própria de uma palavra para outra significação, em virtude de umacomparação subentendida.
Exemplo: "Ele é uma raposa"
Metonímia - Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. 
Exemplo:Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores).
Antonomásia - Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma suaqualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos.
Exemplo: Cidade Maravilhosa (Rio De Janeiro)
Sinestesia - é o cruzamento dos sentidos, a qualidade de um sentido atribuído a outro,expressão típica de uma determinada categoria de poetas. Quanto mais sentidos cruzados em apenas um sintagma, ou sob uma única conjunção sensorial.
Exemplo: "Vamos respirar o ar verde do outono"(respirar = olfato / verde = visão, no sentido das cores).
2- Figuras de Pensamento
Antítese - Figura de ênfase estilística que consiste em aproximar palavras ou expressões de sentido contrário.Exemplo: Punem-se os inocentes e premiam-se os culpados.
Paradoxo - É uma figura de pensamento  que consiste quando a conotação extrapola o senso comum e a lógica. As expressões assim formuladastornam-se proposições falsas.
Exemplo: “Como que ouve uma sinfonia de silencio e de luz”
Eufemismo - Figura que consiste na substituição de um termo ou expressão rude, chocante ou inconveniente por outromais suave ou agradável.
Exemplo: não é mais jovem, por já está velho; está no reino da glória, por já morreu.

Ironia - Figura de linguagem através da qual se expressa exatamente o oposto daquilo...
tracking img