Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre os vários modos de se falar uma língua, existe um que se institui como língua-padrão e corresponde ao modo de falar das pessoas de mais prestígio dentro do gruposocial. É a partir desse uso que a Gramática determina as normas daquilo que seria “falar corretamente” uma língua.
Essas normas, estabelecidas pelo uso das pessoas deprestígio e explicitadas pela Gramática, estão sujeitas ao que a própria Gramática chama de “desvios”, podendo ocorrer pelo desconhecimento que o falante tem das normas.Isso a Gramática considera como “erro linguístico” ou “vício de linguagem”.

Entretanto, há quem use esse suposto desvio de maneira intencional. Ou seja, o falanteconhece as regras da Gramática, mas desvia-se delas com o intuito de imprimir expressividade ao seu discurso. A esse recurso denominamos figuras de linguagem.

O ramo daLinguística que estuda essa expressividade é a Estilística. Leo Spitzer, linguista, define como seu objeto de estudo “a organização verbal da obra literária e o modocomo o escritor usa a língua para realizar uma obra de arte”.

As figuras de linguagem são divididas em três tipos pela Gramática:

1. Figuras de palavras ou tropos –ocorre quando um vocábulo adquire um significado novo, diferente daquele comumente conhecido.

2. Figuras de construção – ocorre quando a lógica da organização frasalé alterada.

3. Figuras de pensamento – ocorre no campo das idéias, imprimindo um sentido novo àquele convencional.

Em outras palavras, figura de linguagem é umaforma de expressão que consiste no emprego de palavras ou expressões no sentido figurado, isto é, assumem um sentido diferente daquele em que são normalmente empregados.
tracking img