Figuras de linguagem - fala, língua e variedade linguísticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade: FACNEC
Nome do grupo: Pollyana Guimarães Moraes, Raphaela Gama Rocha e Roberta Alfradique.
Nome do professor: Wagner Trindade
Período: 1º Administração
Disciplina: Português
Data: 15/09/2011

CONCEITOS DE LÍNGUA:
1º Conceito de Língua= A língua é um fenômeno social à disposição das pessoas que compõem uma comunidade. A língua portuguesa é usada noBrasil, mas cada pessoa tem sua maneira própria de falar, que varia de acordo com seu jeito de ser, com a situação em que se encontra, com o ouvinte etc. Essa utilização pessoal da linguagem chama-se fala.
(Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto)
2º Conceito de Língua= Há um instrumento peculiar de comunicação – a língua – distinta da fala e que representa a parte social da linguagem,exterior ao individuo “que por si só, não pode modifica-la”. Língua e forma. Enquanto a linguagem, como faculdade natural, é um todo heterogêneo, a língua é de natureza homogênea – sistema de signos (código) convencionais e arbitrários.
(Dileta Silveira Martins e Núbia Scliar Zilberknop).

CONCEITOS DE FALA:
1º Conceito de Fala= A fala é a utilização da língua pelo falante. Dentro de umamesma sociedade, as pessoas são diferentes entre si. Há diferenças individuais e sociais que revelam variedades temperamentos preferências, idade, sexo, profissão, posição econômica e cultural, grau de escolaridade, local em que reside etc. No ato da fala essas diferenças são evidenciadas. Além disso, há no ato da fala outras influências que são determinadas pela situação em que ela ocorre: o lugar,o momento e o grau de intimidade entre os falantes, todos esses fatores acabam refletindo-se na fala das pessoas, criando-se os diferentes níveis de fala.
(Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto)

2º Conceito de Fala= Universal ou do falar em geral, já que se apresenta como prática universalizada não determinada historicamente, isto é, todos os homens adultos e normais falam. É areferencia ao plano do falar em geral, e a ele se alude, quando se diz que esta criança ainda não fala ( note-se que não se quer dizer que ela ainda não fala português ou espanhol, por exemplo). Alude-se ainda a este plano quando se declara que os animais não falam. Aqui, como no exemplo anterior, não se refere a uma língua concreta, mas a capacidade de falar. O plano universal alude aquilo quefaz parte de todo fala, não importa em língua.
(Evanildo Bechara)
CONCEITOS DE LINGUAGEM:
1º Conceito de Linguagem= É o exercício oriundo da faculdade, inerente ao homem, que lhe possibilita a comunicação. Embora nem todos os teóricos assumam esse posicionamento, podemos dizer que todo ser humano possui, ao nascer uma predisposição que faculta a aquisição da mesma (característica inata). “Alinguagem tem um lado individual e um lado social sendo impossível conceber um sem o outro”. “A cada instante, a linguagem implica ao mesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução”. Por outro lado, sem o convívio social, essa predisposição se atrofia. Assim, tudo indica que a aprendizagem, na criança se dá por interpretação (característica adquirida).
Pré-requisitos básicos: Linguagem= Alinguagem como instrumento de comunicação, não é exercitada gratuitamente. Segundo Karl Bühler, um enunciado estabelece uma relação tríplice com:
a) O emissor; 1º pessoa.
b) O receptor; 2º pessoa.
c) As coisas sobre as quais se fala; 3º pessoa.
Fundamentando-se nesse esquema Bühler encontra três funções na linguagem: expressiva, apelativa e representativa.
Roman Jakobron apoia-senessas funções desdobrando-as com nova terminologia: emotiva, conotativa e referencial.
Para ampliar a tripartição de Bühler, Jakobron enfatiza mais alguns elementos no processo comunicatório:
a) O canal
b) O código
c) A mensagem
Relacionando-os com três novas funções: fática, metalinguística e poética.
(Dileta Silveira Martins e Núbia Scliar Zilberknop).
2º Conceito de Linguagem=...
tracking img