Figuras de estilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso

[pic][pic]

[pic][pic]Este trabalho surge no âmbito da disciplina de psicologia e consiste em relacionar o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e o sistema endócrino com o comportamento humano.
O sistema nervoso divide-se em dois grandes grupos, o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central contém o encéfalo e a espinalmedula. O sistema nervoso periférico, subdivide-se em duas partes, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autónomo, que este por sua vez divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático, como iremos demonstrar no nosso trabalho.
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é um conjunto de estruturas neurológicas e de órgãos que, constituindo uma complexa rede de célulasnervosas, regula todas as actividades do nosso organismo, das mais simples as mais complexas.
A unidade básica deste sistema é uma célula nervosa chamada neurónio.
O neurónio conduz o impulso nervoso e é composto por dendrites, corpo celular e axónio. As dendrites trazem sempre o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axónio leva o impulso para fora do corpo celular.
[pic]
clique paraampliar
Existem no nosso organismo diversos tipos de nervos, em que todos eles transportam informações através do sistema nervoso na forma de impulsos electroquímicos. São três os tipos de nervos: nervos sensoriais, nervos motores e nervos de conexão.
Os nervos motores ou eferentes, transportam mensagens do encéfalo e da espinal medula para outras partes do organismo, activam os músculos do corpopara que se produza a resposta a um estimulo.
Os nervos sensoriais ou aferentes, conduzem mensagens para a espinal medula e para o encéfalo, essas mensagens são captadas pelos receptores dos órgãos sensoriais.
Por último, os nervos de conexão transportam mensagens de um nervo para outro realizando maior parte do trabalho do sistema nervoso, estabelecendo a ligação entre a recepção sensorial e aresposta motora.
Sistema Nervoso Central
Qual a sua função?
O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, pelo cerebelo e pela espinal medula. Desempenhando várias funções, dando-nos a possibilidade, entre outras coisas, de nos mantermos acordados, de pensar, de reflectir e reagir ao ambiente.
[pic]
clique para ampliar
Espinal Medula
A espinal medula nasce no interior do crânio, anível do bolbo, e desce pelo canal raquidiano, ao centro da coluna vertebral.
Esta contém também os centros nervosos que supervisionam a respiração, a actividade cardíaca, o estado de vigilância, entre outros. É constituída por fibras nervosas que têm origem no cérebro e terminam nos órgãos. Estas fibras nervosas ligam-se na espinal medula, com o objectivo de permitir que os impulsos nervososalcancem o seu destino.
Em suma pode-se dizer que as funções da espinal medula são a função condutora (transportam informação somasensorial para o encéfalo e do encéfalo para os músculos) e a função coordenadora (comunicação entre encéfalo e o organismo, coordenando as actividades reflexas).
Arco reflexo, são respostas motoras da espinal medula a estímulos externos, sendo este processados sem aintervenção do cérebro.
Encéfalo
Esta localizado na caixa craniana, o crânio protege este órgão delicado em caso de traumatismo. Por sua vez é dividido por três partes: o metencéfalo, o mesencéfalo e o protencéfalo.
Metencéfalo
É constituído pelo cerebelo e pelo bolbo raquidiano esta encontra-se ligada à espinal medula, tendo como estruturas fundamentais o cerebelo e o bolbo raquidiano.
Qual afunção do cerebelo?
A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro." O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico. O cerebelo é parecido com o córtex cerebral em alguns aspectos: é dividido em hemisférios e tem um córtex que recobre estes hemisférios. A sua função consiste em supervisionar a coordenação dos movimentos voluntários e manter o equilíbrio do corpo.
Qual a função do...
tracking img