figado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fígado

É o maior órgão do corpo humano. Situado no quadrante superior da cavidade abdominal, abaixo do diafragma e a direita do estômago, normalmente 2/3 de seu volume estão à direita da linha mediana e 1/3 à esquerda da linha mediana. Pesando cerca de 1,5 Kg.
O Fígado é duplamente revestido pelo peritônio (parietal e visceral) que o fixa e o sustenta. Os recessos hepáticos são o SupraHepático localizado na porção superior do Fígado e Hepatorenal na porção inferior do Fígado.
O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para a digestão porque ele tem a função de, metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele.








Morfologicamente, o fígado apresenta quatro lobos,sendo dois maiores e
dois menores: direito, esquerdo, quadrado e caudado.
Os dois lobos maiores, direito e esquerdo, são separados pela fissura umbilical
na face inferior e pelo ligamento falciforme na face ântero-superior. Entre eles a
uma nítida diferença de volume com acentuado predomínio do lobo direito
sobre o lobo esquerdo.
Na face inferior do lobo direito, a fissura transversa ou Hilar,região onde
penetra no tecido hepático os ramos da veia porta, da artéria hepática e os
ductos biliares, delimita os dois lobos pequenos, um anterior, conhecido com o
lobo quadrado e outro posterior, conhecido como lobo Caudado ou de Spiegel.
Cada lobo é dividido por uma cissura secundária, em dois segmentos: posterior
e anterior no lobo direito e medial e lateral no lobo esquerdo. O primeiro,em
contato com a cissura principal, e o segundo, com a cissura secundária. Cada
um destes territórios é subdividido em dois segmentos, um anterior e outro
posterior.





O fígado é um órgão de funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo. Entre elas, destacam-se:
Secretar a bile
A bile é produzida pelo fígado em grande quantidade, de 600ml a 900ml por dia. Numprimeiro momento, ela se concentra na vesícula e depois é enviada para o intestino, onde funciona como detergente e auxilia na dissolução e aproveitamento das gorduras. Por isso, quando os canais da bile entopem, o metabolismo das gorduras fica prejudicado;
Armazenar glicose
A glicose extraída do bolo alimentar é armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, que será posto à disposição doorganismo conforme seja necessário. Nesse caso, as células hepáticas funcionam como um reservatório de combustível. Quando o cérebro, o músculo do coração, os músculos esqueléticos ou qualquer outra parte do corpo precisam de energia, a glicose é enviada para a circulação. Se não houvesse esse sistema de estocagem, teríamos de comer o tempo todo para garantir o suprimento de energia. Doenças hepáticasem fase avançada provocam a perda dessa capacidade e prejudicam o fornecimento de glicose;
Produzir proteínas nobres
Entre elas, destaca-se a albumina, uma substância muito importante para o organismo, porque mantém a água dentro da circulação. É a propriedade osmótica ou oncótica.  Quando a produção de albumina diminui, a água escapa das veias, extravasa para os tecidos que estão debaixo da pelee produz inchaço, ou seja, edemas nas pernas, barriga d’água (ascite), etc. Além dessa, a albumina tem outra função curiosa. Serve de meio de transporte, na corrente sanguínea, para outras substâncias, como hormônios, pigmentos e drogas.
A falta de albumina não é a única explicação para o inchaço característico dos alcoólicos. Na cirrose, por exemplo, doença comum nos usuários de álcool, os rinsretêm água e sódio o que também ajuda a produzir inchaço.
É importante, ainda, mencionar as proteínas ligadas ao processo de coagulação do sangue. Se o fígado não está trabalhando bem, o nível dessas substâncias baixa e aumenta a probabilidade de sangramentos abundantes, que podem ser provocados por ferimentos ou ocorrer espontaneamente pelo nariz (epistaxe), pelas gengivas, pela urina ou em...
tracking img