figado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

◾Identificar as funções de nosso fígado.
◾Reconhecer a importância desse órgão para o funcionamento integrado do corpo.
◾Reconhecer doenças relacionadas ao fígado.
◾Relacionar a bile com a degradação de gorduras pelo nosso corpo.
◾Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assuntoe sua interpretação.

Duração das atividades

3 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Os alunos deverão ser capazes de reconhecer células, suas características, bem como o conceito de órgão.

Estratégias e recursos da aula


Introdução: uma abordagem para o professor

O fígado é a maior glândula do corpo humano e pode executar mais de 500funções. Encontra-se na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma. Pode pesar até 1,5 kg. É um órgão bastante vascularizado, recebendo cerca de 70% do seu sangue proveniente da veia porta e o restante pela artéria hepática. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. No fígado são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas sãoneutralizadas e eliminadas através da bile. O fígado possui atividade endócrina e exócrina.

Anatomia

O fígado é dividido em duas regiões principais: o lobo direito e o lobo esquerdo. O fígado está preso anteriormente a parede abdominal pelo ligamento falsiforme, que é uma prega que separa os dois lobos.

Recebe sangue oxigenado proveniente da aorta através da artéria hepática e recebesangue venoso do intestino, pâncreas e baço pela veia porta hepática. Conforme o sangue atravessa o fígado, os nutrientes são modificados. Por minuto, cerca de 1,5 L de sangue passam pelo fígado. Os compartimentos hexagonais do fígado são chamados lóbulos hepáticos. As células hepáticas são chamadas de hepatócitos.

Principais funções

Hematopoiese: juntamente com a medula óssea e o baço, ofígado participa da produção de células sanguíneas.

Hemocarotese: também participa da destruição das hemácias. Integração dos mecanismos energéticos, emulsificação de gorduras da digestão, secretando bile como produto final. Armazenar e metabolizar vitaminas, armazenar e metabolizar glicose, síntese de proteínas plasmáticas, produção de precursores de plaquetas, desintoxicação de toxinas internase externas, conversão de amônia em uréia, filtragem de impurezas.

Importância

Uma vez com falência em suas células, suas funções não são recuperadas. Porém, um único pedaço transplantado pode salvar a vida de uma pessoa, pois o órgão tem capacidade de regeneração. O fígado é extremamente importante para o organismo e lesões nele podem levar o indivíduo à morte.

Patologias

Ashepatites são as patologias mais conhecidas. Existem também insuficiência hepática, fibroses e cirroses. O alto consumo de álcool é muito prejudicial ao fígado. Algumas patologias podem levar o indivíduo à morte.

Adaptado de: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/figado/ (consultado em 13/10/10, às 17h25min).

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles e levantamento de conhecimentos prévios, atividade prática de observação de fígado, além de leitura de textos e visualização de vídeos sobre o assunto.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, apresentação deatividade prática de observação do fígado, além de leitura de textos com os alunos e exibição de vídeos sobre o assunto.

Atividade Inicial: Conhecendo o fígado

Professor, num primeiro momento da aula, pergunte à turma o que sabem sobre o fígado. Anote suas opiniões no quadro. Deixe que os alunos contem o que sabem sobre este órgão, além de casos que conheçam envolvendo o...
tracking img