Fidel alejandro castro ruz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fidel Alejandro Castro Ruz
Onde nasceu?
Nascido em 13 de agosto de 1926, no povoado cubano de Birán (província de Holguin).
Quem são seus pais? Descendência.
Angel Castro, pai original de Fidel Castro e mãe Lina Ruiz González.
Tinham bens?
Em 2005 a revista Forbes especulou que o patrimônio de Fidel Castro atingiria aproximadamente 550 milhões de dólares
Onde estudou?
Educado emcolégios jesuítas, como o La Salle, Dolores (ambos localizados em Santiago de Cuba) e Colegio Belén (em Marianao, Havana). Em 1945 entrou na Universidade de Havana.

O estudo influencia suas ideias?
Em 1945 entrou na Universidade de Havana. Enquanto cursava o segundo ano (1946-1947) editou, em colaboração com Baudilio Castellanos, o periódico mensal Saeta, impresso em seu mimeógrafo pessoal no qualreproduzia, entre outras coisas, conferências de classes para entregar gratuitamente a seus colegas de estudo.

Quando adulto qual sua ocupação?
Tornou-se dirigente de Cuba desde que conquistou os papéis de primeiro-ministro em 16 de Fevereiro de 1959 e de Presidente da República em 3 de Dezembro de 1976, após uma bem sucedida luta de guerrilha contra o exército do ditador Fulgêncio Batista,aliado dos EUA, que chegara ao poder através de um golpe militar com apoio desse país.

Qual a influencia de tche e Raul Castro?
Fidel Castro foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista, até fevereiro de 2008. Esta revolução tinha um caráter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência do “companheiro”Ernesto Che Guevara (conhecido como “Che”) e do irmão de Fidel, Raúl Castro. 
Como tomou o poder? Formas, maneiras?
Após haver organizado sem êxito, em 1953, um primeiro levante contra o ditador Fulgêncio Batista y Zaldívar, o advogado Fidel Castro Ruz comandou uma guerra de guerrilha que começou em 1956 e terminou com a destituição do ditador, em 1.º de janeiro de 1959. Os objetivos da revoluçãoconsistiam em conduzir Cuba à democracia, à libertação social e à autonomia nacional.
Quais foram as suas reformas?
Todavia, o regime de Fidel foi bem sucedido em uma diversidade de aspectos, por exemplo na construção de um sistema de saúde de boa qualidade, mesmo para o padrão dos países ricos, e na manutenção de uma cultura nacional rica e exótica, que de outra forma poderia ter sidoenfraquecida.
As taxas oficiais cubanas melhoraram tanto para a alfabetização (96%) como para a mortalidade infantil (0,9%).
Nacionalizou comércio e indústria; realizou reforma agrária; negócios norte-americanos e grandes propriedades rurais foram expropriados.

Um monte ou um herói?
Para seus defensores, Castro representa o herói de uma revolução social que garantiu a repartição eqüitativa dariqueza no país, a universalização da educação e da saúde, e a consolidação de uma nação soberana e solidária, devido a sua política socialista. Também é admirado por seu papel em conflitos internacionais e guerras de independência (Congo, Angola e África do Sul), e por sua posição ideológica frente a sucessivas gestões hostis dos Estados Unidos da América, que manteve um embargo econômico à ilha de1962 até 2009.

Frases conhecidas?
- "Em vez de nos agredirem como nos agridem, por que é que não fazem simplesmente uma pergunta: como é possível que Cuba em 30 anos tenha feito o que a América latina não fez em 200 anos?"
- "Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana".
- "Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral".- "A história me absolverá.”.
- “Viver acorrentado é viver na vergonha”.
- "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das ideias.
A gente pensa que o dinheiro é decisivo. Errado. O nível de conhecimento e de educação que as classes têm é que é decisivo.
- É a educação que transforma um animalzinho em homem. Ele nasce com todos os instintos: egoísmo, mil coisas....
tracking img