FICHMENTO

1628 palavras 7 páginas
FICHAMENTO
LIVRO: PEDAGOGIAS E PEDAGOGOS PARA QUÊ?
AUTOR: JOSÉ CARLOS LIBÂNEO

INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir será um fichamento por citação, do livro: Pedagogias e pedagogos para quê? Autor: Libâneo, que fala sobre a história da pedagogia, suas especificidades e a importância da mesma no ambiente em que atua o espaço que abrange dentro da contemporaneidade. O autor traz dentro dos capítulos considerações sobre a profissão, questões sobre a formação dos pedagogos, como o que dever ser trabalhado, a área em que atua, um breve histórico da Pedagogia em si, como teoria e prática.

Referência bibliográfica: Livro – Libâneo, José Carlos
Pedagogias e pedagogos para quê? / José Carlos Libâneo. – 5. Ed. – São Paulo, Cortez, 2002.
Ficha nº: 01
Assunto: CAP.III – OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO, MODALIDADES DE PRÁTICA EDUCATIVA E A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL.

“O texto propõe-se a explicitar os significados do termo educação à sua origem etimológica, a algumas definições clássicas e à crítica dessas definições com base na concepção histórico-social.” (p. 69)
“ O tema é instigante e complexo, mas precisa ser encarado, ainda que para estimular a divergência e o debate, que é a forma de o conhecimento avançar. O objetivo deste artigo é contribuir para o entendimento mais amplo dos significados e extensões do termo educação. A par disso, o texto poderá servir de subsídio aos alunos que se iniciam no estudo dos fundamentos da educação.” (p. 71)
O conceito de educação
“ A educação é vista como algo que se repete, que se reproduz, algo sempre idêntico e imutável.[...] A educação tem, de fato, uma função adaptadora.[...].A educação é, também, uma prática ligada à produção e reprodução da vida social, condição para que os indivíduos se formem para a continuidade da vida social.” ( p. 73)
Algumas definições clássicas de educação
“ As definições são tão variadas

Relacionados

  • A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO
    388 palavras | 2 páginas
  • fichamento
    416 palavras | 2 páginas
  • pasta
    7155 palavras | 29 páginas