fichemento weber

612 palavras 3 páginas
Weber difere a ciencia da politica e da a seguinte definiça para a ciência: a ciência é hoje uma vocação organizada em disciplinas especiais a serviço do auto-esclarecimento e conhecimento de fatos inter-relacionados.
Segundo weber, para o cientista social obter o conhecimento pretendido, ele efetua quatro operações: 1) estabelece leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo; 2) analisa e expõe ordenadamente “ o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua combinação concreta e significativa ” , procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação; 3) remonta ao passado para observar como se desenvolveram as diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores, e 4) avalia as constelações possíveis no futuro.

Os tipos ideais

OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA ACÃO E ACÃO SOCIAL
A ação é definida por Weber como toda conduta humana. Quando a ação envolve além do individual, outros indivíduos desconhecidos, ela passa a ser definida como social. A Sociologia é, para Weber, a ciência que pretende entender, interpretando, a ação social para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos. Entretanto, algumas ações não interessam à Sociologia por serem reativas, sem um sentido pensado. Em suma: ação compreensível é ação com sentido.
Com base no reconhecimento de que, durante o desenvolvimento da ação, podem ocorrer condicionamentos irracionais, obstáculos, emoções, equívocos, incoerências etc., Weber constrói quatro tipos puros, ou ideais, de ação: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva.

OS TIPOS PUROS DE AÇAO E DE AÇAO SOCIAL
A ação de um indivíduo será classificada como racional com relação a fins se, para atingir um objetivo previamente

Relacionados