Fichamneto do artigo instrumantalidade do processo de trabalho e serviço social "yolanda guerra"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social
Yolanda Guerra
“Constituindo-se num trabalho socialmente útil, que serve, sobretudo, à esfera de reprodução social, o trabalho doassistente social possui sua instrumentalidade vinculada à forma de inserção que a ordem burguesa lhe atribui na divisão sociotécnica do trabalho. Desenvolvendo um trabalho especializado, o assistentesocial como trabalhador vende sua força de trabalho vende sua força de trabalho (e junto com ela tem um conjunto de procedimentos profissionais requeridos pela ordem burguesa, e como tal, instrumentaisa ela). Assim, a profissão só pode ser compreendida no âmbito das relações entre Estado e sociedade civil, já que participa do processo de produção e reprodução das relações sociais da ordem burguesa(cf. Iamamoto, 1982 e 1992). (pag.6)
“A partir da categoria instrumentalidade, tomada como uma categoria constitutiva do exercício profissional, buscar no processo de reprodução social daordem burguesa madura os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social e seus nexos operantes, bem como suas formas concretas de se expressar na contemporaneidade.” (pag. 6)
“O processo detrabalho implica: uma necessidade, diversas alternativas, a projeção na consciência do resultado de cada uma delas, a escolha do sujeito pela alternativa que lhe parece mais viável para atender aquelasnecessidades... O trabalho objetivado e o objeto trabalhado... Nisso reside o caráter emancipatório da instrumentalidade do processo de trabalho... Desse processo é sempre uma transformação na natureza eno próprio homem, uma vez que ao final ele já não e o mesmo homem” (pag.6/7)
“O fundamento ontológico objetivo consiste que o trabalho, teleologicamente, conscientemente posto, contem em si,desde o inicio, a possibilidade de produzir mais do que o necessário” (pag7)
“A divisão do trabalho surge de decisões alternativas dos indivíduos. A própria existência das classes sociais tem...
tracking img