Fichamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AYRES, Antônio Tadeu. Prática Pedagógica Competente: ampliando os saberes do professor. Petrópolis, RJ; ed. Vozes, 2004.
“A realidade da escola pública, porém, como todos sabem, é bem diferente: extrema precariedade das instalações, condições de trabalho extenuantes para os professores, remuneração aviltante, clientela proveniente de sub-habitações como casas de um só cômodo ou barracos defavelas superlotados, que traz para a escola todo tipo de problemas de comportamento e conduta; crianças mal alimentadas e mal asseadas provindas de lares destroçados e por aí afora”. (p. 12)
“Só nos resta então cruzarmos os braços, deixar o barco correr e irmos dando as nossas aulas como for possível, sem muitas neuras. Afinal de contas, o problema é com o sistema e, nessa questão somos o lado maisfraco da corda”. (p. 13)
“(...) não podemos deixar levar pela tentação de pensar assim, de adotar a filosofia da procrastinação, de ir empurrando com a barriga, esquecendo-nos de cuidar de nossa competência”. (p. 13)
“(...) ensinar, na verdade, é também desenvolver, junto aos alunos, uma serie de importantes e imprescindíveis papeis, nos quais o professor investe a fim de que se tornemparadigmáticos na estruturação da personalidade de seus alunos”. (p.16)
‘A motivação existe no coração do professor está diretamente associada ao seu comportamento perante seus colegas, ao modo como prepara as suas aulas, ao modo como se relaciona com a comunidade, à fidelidade à sua missão e, finalmente, ao êxito que possa ter perante seus alunos”. (P. 19)
“Raciocinar, por sua vez, é usar da razão paraconhecer, para julgar da relação das coisas. Quando raciocinamos, nossa mente fica envolvida num ativo processo de reflexão, de análise, de julgamento dos fatos, fazendo inferências, chegando a conclusões”. (p.45)
“O professor não é bem pago, trabalha em condições precárias, enfrenta classes superlotadas e encontra uma dificuldade enorme no sentido de controlá-las. Quer aceitamos a situação comtranquilidade ou não, o fato é que essa é a escola do século XXI”. (p.57)
“(...) ninguém gosta de monotonia, esteja no ambiente onde estiver. Em sala de aula, a monotonia simplesmente não é admissível. Por isso, o professor precisa não somente entender que os alunos tem necessidade de vivenciar experiências novas, mas também providenciar situações de ensino em que essas experiências sejampossíveis”. (p.79)
“Alguns alunos têm a possibilidade de evidenciar, também, problemas em seu sistema nervoso central, que poderão acarretar alterações, traduzidas por dificuldades que comprometam a linguagem, a leitura e a escrita”. (p.97)
“Se os métodos de ensino forem utilizados de maneira correta, constituir-se-ão em excelente ferramenta para o beneficio da aprendizagem. Métodos de ensino são, dessaforma, meios de se apresentar determinado tópico ou assunto de maneira a tornar o seu aprendizado, ao mesmo tempo, eficiente e agradável”. (p.95)
“Não grite. Apenas haja com serenidade e firmeza tomando, com naturalidade, as providências necessárias. (...) Quando você mantém a serenidade nessas situações, está sedimentando o respeito de seus alunos por você. Os alunos simplesmente desprezam edetestam professores histéricos. (p.114)
“O ser humano tem suas inclinações e seus gostos diferenciados de acordo com a sua faixa de idade cronológica. À medida que envelhece essas inclinações e esses gostos também vão amadurecendo”. (p.116)
“(...) é preciso que tenhamos a consciência de que cada um tem o seu próprio valor e precisa ter a sua individualidade respeitada”. (p.132)
A educação no nossopaís está cada vez indo de mal a pior como podemos acompanhar nos meios de comunicação, a escola pública assim como foi referida na primeira fichação acaba não dando nenhum suporte ao educador para que o mesmo trabalhe visando qualidade, conhecimento e amor.
Todavia, essa má estrutura afeta no aprendizado dos alunos e na maneira como o professor executa as suas aulas, interferindo no modo...
tracking img