FICHAMENTOS EMPREENDEDORISMO

2505 palavras 11 páginas
Atividade Domiciliar - Principios do empreendedorismo.

Fichamento um: Livro “Empreendedorismo - transformando ideias em negócios”.

O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da dedada de 1990.

No caso brasileiro, a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem duvida, motivos para a popularização do termo empreendedorismo, que tem recebido especial atenção por parte do governo e de entidades de classe - a criação em 1990 de entidades como a Sobrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) fizeram o tema empreendimento começar a despertar no Brasil.
Isso porque nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização econômica e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar sua competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado.

Uma das conseqüências imediatas foi o aumento do desemprego. Os ex-funcionários dessas empresas, sem alternativa, começaram a criar novos negócios, ás vezes no mesmo ramo. Quando nota-se, esse funcionários já são patrões e não mais empregados. Muitos ficam na economia informal, motivados pela falta de crédito, pelo excesso de impostos e pelas altas taxas de juros.

Essa conjunção de fatores somados despertou discussões a respeito do tema empreendedorismo no país, com pesquisas realizadas no meio acadêmico e a criação de programas específicos voltados ao publico empreendedor. (Caso do programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, de 1999).

É necessário um estudo mais profundo a respeito do conceito, tendo em vista que a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários. Esses nem sempre possuem conceito de gestão de negócios, atuando geralmente de forma empírica e sem

Relacionados