Fichamentooofapk

387 palavras 2 páginas
1.1

Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujos acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital da comunicação

A própria clareza das idéias está intimamente relacionada com a clareza e a precisão das expressões que as traduzem.

Um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir

1.2

Vocabulário rico é, assim, manifestação e não fator de inteligência.

Em suma: conhecemos palavras porque somos inteligentes, e não somos inteligentes só porque conhecemos palavras.

1.3

Estamos vendo assim que as palavras são elos numa cadeia de idéias e intenções, interligadas umas às outras por íntimas relações de sentido.

No entanto, o melhor processo para a aquisição de vocabulário é aquele que parte de uma experiência real e não apenas simulada, pois só ela permite assimilar satisfatoriamente conceitos e idéias que traduzam impressões vivas.

1.4

Conotação implica, portanto, em relação à coisa designada, um estado de espírito, um julgamento, um certo grau de afetividade, que variam conforme a experiência, o temperamento a sensibilidade, a cultura e os hábitos do falante ou ouvinte, do autor ou leitor.

...toda metaforização é conotação (mas nem toda conotação é metaforização).

1.5

É uma questão de opinião ou convicção. Tem sentido intensional. Por outro lado, quando se diz que esta sala tem 15 metros de comprimento, não haverá margem para disputas: basta alguém pegar a fita métrica e medi-la. Trata-se de aqui de uma declaração de sentido extensional.

É claro que, em certas situações e contextos, a linguagem intensional se impõe por si mesma

Relacionados