Fichamentomartin11

629 palavras 3 páginas
Nome: Vanessa Ferreira Aires
RA: 21502452
Turma: D
Texto: João Ubaldo. Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed Nova Fronteira, 1998; pp 13-31 (caps. 1 e 2)

Nos capítulos um e dois do livro “Quem manda, por que manda, como manda” de João Ubaldo Ribeiro, podemos observar as várias maneiras de mostrar o que é política e como é exercida. Verificamos ainda que o termo mostra de várias formas os poderes múltiplos, que exibe tanto na linguagem comum, como na de especialistas, influenciando assim quem exerce a política como também quem é afetado por ela.
Política pode ser considerada uma forma de poder, mas definir como tal não chega a ser satisfatório, pois só pode ser vista e avaliada ao ser exercida no dia a dia. Os americanos costumam dizer que “o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas”. Assim, as pessoas que possuem tal poder, necessitam de um talento especial para a prática do mesmo, chegando a ser considerado uma vocação ou mesmo arte de fazer política. Assim, a política tem a ver com quem manda, por que manda e como manda, onde normalmente, o fato de uma minoria mandar em uma maioria se torna o centro do conceito de política, tendo o seu estudo, a finalidade de conseguir decisões. Também já foi chamada de ciência por observar como os homens se conduzem em relação ao poder, e por meio dela todos vivem em coletividade.
No caso, nenhum homem pode assumir sua humanidade fora de uma estrutura social, motivo pelo qual, ninguém pode ser “apolítico” por não concordar ou não gostar da ciência, pode ser apenas indiferente a ela, e dessa forma os representantes conseguirão o que quiserem, pois quem se denomina como tal não se opõem às suas ideias.
Uma forma de exemplificar o exercício do poder é quando mantemos preconceitos contra o outro, pois o homem não nasce assim, mas é imposto pela sociedade. Dessa forma, ele está sendo submetido a uma forma de poder, com isso, querendo ou não estamos num processo político que penetra todas as

Relacionados