fichamentoHistória na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.

873 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL – FECLESC

DISCIPLINA: Didática do Ensino de História
PROFESSOR: Vilarin Barros
ALUNO: Samara Gerônimo da Costa

FICHAMENTO (BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de historia: conteúdos e conceitos básicos. In.: Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo – Editora Contexto, 6ª edição – 2013)

Quixadá, 13 de fevereiro de 2014.

“A lei 939/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional, em seu artigo 22, aponta o caminho a perseguir na educação básica: “(...) desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Assim, as diretrizes, os princípios pedagógicos, os valores a serem transmitidas, as competências e capacidades visualizadas, a seleção dos conteúdos das diversas áreas de conhecimento, os conceitos fundamentais, as estratégias de trabalho e as propostas de intervenção do professor estão todas pautadas por esse principio maior que vincula a educação á pratica social do aluno, ao mundo do trabalho, á formação para a cidadania.” P.37.
“Já é consenso que a escola não tem por finalidade apenas transmitir conhecimentos. Passa a der consenso também, entre os profissionais da Historia, ainda que com menor intensidade, que os conteúdos a serem trabalhados em quaisquer dos níveis de ensino/pesquisa (básico, médio, superior, pós-graduado) não é todo o conhecimento socialmente acumulado e criticamente transmitido a respeito da trajetória da humanidade.”. P.38.
“A necessária seleção de conteúdos faz parte de um conjunto formado pela preocupação com o saber escolar, com as capacidades e as habilidades, e não pode ser trabalhada independentemente.” P.38.
“Preponderante ainda na maioria das escolas brasileiras, o tempo, considerado em sua dimensão cronológica, continua sendo a

Relacionados