FICHAMENTOESTRUTURA

557 palavras 3 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO: POLÍTICAS PÚBLICAS

REIS, B.P.W. Políticas públicas. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

É denominado política pública tudo aquilo que deriva-se de um conjunto sistemático de ações e procedimentos interrelacionados. Criado por autoridades governamentais, mesmo que qualquer organização possa criar sua “política”, essa foi criada especificamente para tratar de política pública, com intuito de caracterizar as politicas adotadas pelo governo.

Para a ciência política, o estudo de políticas públicas deve ter um limite até alguns critérios, seja eles conceituais ou estratégico, ou seja, deve obter-se uma orientação para analisa-la.

Há uma divisão para a política que surgiu em um trabalho de Lowi (1964), sendo elas, “distributivas”, “regulatórias” e “redistributivas”. De acordo com as bonificações e efeitos de cada uma, também a forma e o efeito.

Salisbury (1968) já usou o trabalho de Lowi para obter uma explicação de cada tipo de política citada em seu quadro analítico. Fazendo um esforço relevante de teorização através das políticas públicas.

A classificação feita por Lowi permanece distante do comum das categorias, a diferença entre os tipos não é incisiva e mantém um alicerce na propria percepção dos envolvidos neste meio.

Há um “Ciclo de Políticas” em que as políticas públicas se fundamenta:
Estabelecimento da Agenda
Formulação
Implementação
Monitoração
Avaliação

Por mais banal que seja essa elaboração, haverá uma tensão entre a eficiência na formulação e a eficácia na implementação de uma política.

“Políticas requerem política”. Citação de Gourevich (1986).

Não se deve ter um fim ideal para a política, é necessário que aconteça uma produção continua, não apenas para a adaptação de tal âmbito em contínua transformação exterior, sim para equilibrar o objetivo de toda política, todo processo tradicional, a um

Relacionados