FichamentoCP1

300 palavras 2 páginas
Fichamento

Nome: Giovanna Regina Ferreira Rodrigues
R.A.: 21500964
Turma: “F”
Texto: RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, Por que manda, Como manda. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp. 13-31.

O termo “Política”, de maneira geral, está associado ao exercício de qualquer forma de poder e às consequências desse poder exercido. Porém, definir a política como apenas algo relacionado ao poder, não é o suficiente, pois o que realmente significa ter poder? Não podemos dizer que poder é simplesmente estar investido em algum cargo, já que há casos onde pessoas que não tem cargo algum, não são submetidas aos que tem cargo. Para João Ubaldo Ribeiro, é inútil discutir o que é o poder, porque o poder só pode ser visto, sentido ou avaliado ao ser exercido, ou seja, só pode ser analisado através de ações.
Devemos então, buscar outro modo de explicar o conceito de Política. Para os americanos, “o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas” e isso nos deixa evidente que o ato político tem dois aspectos importantes: um interesse e uma decisão. Se um indivíduo está fazendo algo que não é do seu interesse, esse indivíduo logo toma a decisão de parar de fazer esse algo, estando assim, exercendo poder sobre si mesmo.
Podemos então definir o conceito de Política da seguinte maneira: Política é o processo de formulação e tomada de decisões a partir de um determinado interesse, mas também está relacionada ao poder, já que mandar é decidir, conseguir aprovação, apoio e até submissão.
Queiramos nós ou não, todas as nossas atitudes podem ser processos políticos, por serem consideradas como tomadas de decisões sobre nós mesmo, sobre as pessoas, ou sobre algo. Ou seja, a Política está presente em quase tudo que está a nossa volta e isso nos torna seres “apolíticos”.

Relacionados