Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Suzana Kataoka 101329 Eventos.
Fichamento de leitura
Nome do Autor Elias,Norbert,A Civilização como transformação do comportamento humano,O processo civilizador.Uma história dos costumes(Vol.I).Rio de Janeiro,Zahar Ed.,1994.
1)Informações sobre o autor/obra:O autor era de origem judaica.Parte de sua obra foi escrita nos anos 30,quando publicou “O processo civilizador” que foi reconhecidacomo importante apenas na 2ª metade do século XX.
2)Aspectos Gerais:O autor relata o desenvolvimento do processo chamado civilizador,analisando a alta sociedade em seus comportamentos,a partir da IdadeMédia,estudo feito na Europa,com base na obra de Erasmo de Rotterdam,usando muito o termo Civilité (termo francês que significa civilidade).

3)Tópicos:
-Desenvolvimento do conceito Civilité(página 67).
-Manual de etiqueta (página 69).
-Comparações de modos de comportamentos semelhantes e distantes aos nossos. (página 70).
-Comportamentos da alta sociedade.(página 71).
-Comportamentos doprocesso civilizador.(página 72).
-Costumes medievais.(página 73).
-Código de comportamento na Idade Média.(página 76).

4)Trechos selecionados:
-Página 67: “O conceito de Civilité adquiriusignificado para o mundo Ocidental numa época em que a sociedade cavaleirosa e a unidade da Igreja Católica se esboroavam.”.
-Página 69:”O livro de Erasmo trata de um assunto muito simples:o comportamentode pessoas em sociedade---e acima de tudo,embora não exclusivamente,”do decoro corporal externo”.
-Página 70:”Quanto mais estudamos o pequeno tratado,mais claro se torna o quadro de uma sociedade commodos de comportamentos em alguns aspectos semelhantes aos nossos e também,de muitas maneiras,distantes.”
-Página 71: “Na boa sociedade,ninguém põe ambas as mãos na travessa.É mais refinado usarapenas três dedos de uma mão.Este é um dos sinais de distinção que separa a classe alta da baixa.”
“‘É bom se a conversa interrompe ocasionalmente a refeição.Algumas pessoas comem e bebem sem...
tracking img