Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É FICHAMENTO
É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que:      atenda aos objetivos do leitor; remeta ao texto-base; possa ser consultada posteriormente; aponte para a elaboração de um texto posterior; meio para sistematizar seus próprios estudos; maneira de organizadamente, ampliar seus conhecimentos a 1 respeito de determinado assunto.

PARA QUE SERVE UM FICHAMENTO

Apresentar anotações que sirvam como material organizado para consulta. O fichamento é fonte para estudos posteriores.

“ouvir aulas [...] ler livros clássicos e célebres. Isso só tem algum valor à medida que se traduzir em documentação pessoal [...].”
SEVERINO,2002, P. 36-37.

2

PARA QUE SERVE UM FICHAMENTO
 Traduzir informações de outro texto de forma mais simplificada: o conhecimento adquirido por meio da leitura se transforma em documento;  Elucidar tópicos e temas de interesse abordados no texto-base;  Auxiliar na compreensão do texto;  Proporcionar:  a memorização de dados relevantes;  a reflexão sobre as informações lidas;  a relaçãoentre as idéias internas do texto-base;  a conexão entre as idéias do texto-base e as do projeto de quem ficha o texto (ou as idéias de que ficha o texto)
3

(1) ABREU, A.S., A arte de argumentar: gerenciando a razão e a emoção. “Persuadindo as pessoas”. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. (p. 71-72)

(2) Argumentação

(1) “Vimos, há pouco, que persuadir é conseguir que as pessoas façam algumacoisa que queremos”. (p.71) Segundo o autor, para persuadir alguém de suas idéias, é necessário que eduquemos nossa sensibilidade aos valores do outro. (4) O autor apresenta a complexidade do ato de persuadir alguém, Devemos considerar o que o outro tem a ganhar ou o que o outro temos a ganhar com o texto persuasivo? Esta questão merece ser aprofundada e ilustrada com outras leituras sobre o tema.(1) Data do fichamento:/ Localização do livro:/ Proprietário ou depositário da obra:/ Outras informações importantes

(1) Registro de dados bibliográficos (2) tema da pesquisa

(3) Conteúdo fichado (4) Comentários (5) Observação

4

COMO ELABORAR UM FICHAMENTO
1a ETAPA: PRÉ-FICHAMENTO (contato inicial com o texto)


Leitura corrida geral, sem anotações Permite o primeiro contato comalguns aspectos da obra como: tema tratado, seus aspectos estruturais e estilo do autor.



Pesquisa do vocabulário desconhecido Resolver dúvidas ou incertezas relativas ao vocabulário empregado e aos conceitos introduzidos no texto.



Leitura com pausas, com trechos sublinhados e anotações à margem do texto. Leitura mais cuidadosa. Primeira seleção de idéias a serem destacadas.Provoca, no leitor, associações mentais que podem ser esquecidas se não anotadas na hora.
5

SUBLINHAR é isolar do texto um número reduzido de frases e expressões que melhor sintetizam as informações lidas. O QUE SUBLINHAR E O QUE ANOTAR?
 Sublinhar implica redução de texto e não transcrição total. O número de frases ou expressões destacadas deve ser reduzido;  Destacar a idéia que mais lhechamou a atenção (lhe parece interessante ou tem uma relação com os seus objetivos). (Isto pode se confirmar ou não durante o fichamento) Evitar sublinhar idéias repetidas; Sublinhar textos que representam uma idéia central, sem termos acessórios – advérbios, por exemplo podem ser sispensados; Exemplos, casos, enumerações devem ser evitados. Estão no texto para elucidar ou reafirmar uma idéia que jáfoi sublinhada. NÃO SE TRATA DE RESUMIR O TEXTO OU PARTES DELE, MAS SIM DE ISOLAR NELE O QUE LHE PARECE MAIS SIGNIFICATIVO.

6

Exemplo: Texto Sublinhado: “Argumentar, convencer e persuadir”, capítulo de A arte de argumentar (ABREU, 2004: 24-26)

Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando....
tracking img