Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca
Professor: William de Siqueira Piauí
Disciplina: Produção de conhecimento

Sobre a obra
Viveu aproximadamente de 354 a 430 bispo, escritor, teólogo, filosofo, padre e doutor da igreja católica. Tempo eternidade espaço e criação.
Autor: AGOSTINHO, santo, Bispo de Hipoma. Comentário ao Gênesis.
Trad. Agustinho Belmonte. São Paulo: Ed.Paulus, 2005. (Col. Patrística; 21)
Obra: Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova cultura, 1987. (Col. Os pensadores).

Partes do texto

I- Vida, obra, opiniões sobre ele.
II- (1-13)
III- (14-20)
IV- (21-25)
V- (26-31)

I Parte
II – Parte pp. (1-13)
Santo Agostinho acreditava que a eternidade era de Deus, pois ele é eterno, e foi quem criou o céu e aterra e fez todas as coisas, começava então o princípio da gênesis e a análise filosofica sobre a ausência do tempo, logo no primeiro parágrafo de seu texto ele fala sobre o tempo, esse fenômeno que Deus criou com a mais sublime perfeição, falava que Deus é digno de todo louvor e que ele conhece tudo antes que nos pensassemos ou fizesse algo ele sabe de tudo e tudo é dado a ele. Por isso elefalava das coisas em relação a divindade com o universo o nosso ser frágil e miserável, pobre de espírito capazes de chorar por causa da injustiça para que com isso fossemos capazes de sentir e ser pacíficos e puros.
Agostinho escrevia muito contradizendo as palavras, mas no final é possível distinguir o que ele queria dizer, ele fala de pena, mas não a pena no sentido de dó e sim aquela a quese escrevia se referia a uma caneta onde ele tentava enumerar todos os seus mandamentos seria também uma forma dele pregar através da escrita, pois quem lesse, iria aprender seus ensinamentos através da gênese onde tudo se criou. Ele citava que para ele cada gota de tempo o era precioso, dizia tembém que seu grande anceio era meditar a lei de Deus ou seja, as sagradas escrituras, e nela dizia eleque iria passar o seu tempo com coisas desejava que sua fraqueza fosse absorvida por a fortalezaespiritual. Passa ele querer desvendar o mistério do céu e da terra, e na vontade dele de querer desvendar o mistério, ele falou da ciência e sabedoria. Deus conhece o coração dos homens dizia, pedia para que Deus o ouvisse e chamava por misericórdia aos homens e a caridade entre os irmãos, pois todosnós somos pobres de espírito e só Deus é digno de toda riqueza espiritual e cabe a nós pedir a ele toda a fortaleza, lhe pedia para que fosse puro de toda a mentira e que as sagradas escrituras o tornasse, puro e que com elas não se enganassem e nem enganassem ninguém, rigava a Deus também para que fosse a luz em todo o seu caminho para que tivesse força e que não se encontrasse nunca no abismo,lá se clama o nome do senhor, mas ele não o houve porque o senhor não está no abismo, a Deus é dado o dia e a noite, pois ele é dono do tempo.
Santo Agostinho pedia para meditar nas sagradas escrituras para poder refletir sobre cada página que lia, queria desvendar o mistério de cada palavra escrita lá (sagradas escrituras). Ele escrevia sobre, a sua alegria de aperfeiçoar-se na palavra domistério do senhor e a voz dele é mais forte do que todos os prazeres do mundo ele está acima de tudo e de todos.
Em seu texto fazia uma meditação profunda sobre o tempo, em parte ao contrário de muitos pré-socráticos ele acreditava que Deus foi o criador de tudo, Anaximandro por exemplo que acreditava que o princípio de todas as coisas é (apeiron) o ilimitado, ele não queria ver que oelemento real de todas as coisas teria que ser limitada pois o ilimitado é explicado através de contrária como quente e frio. Pois através dele existiria vários mundos, e não seria a gênese o começo de tudo através de um único Deus. Santo Agostinho acreditava na existência de um único Deus como o centro de tudo.
Ele falava do princípio de tudo do céu e da terra da criação do mundo feito por...
tracking img