Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 POSIÇÃO DO PALÁCIO

A partir do governo de Luís XIV aconteceu uma serie de modificações na vida da aristocracia europeia: Antes a mesma tinha deveres e tarefas sérias.
Segundo Mumford, as cidades barrocas, em sua construção, refletiam os modos e os gostos do palácio. Sua forma constituía-se por dois lados: Um para o uso das principais necessidades, como impostos, entrada de mantimentos eorganização do Estado e o lado rural onde a corte recebia honrarias e era formada por homens e mulheres, bem vestidos e alimentados que recebiam regalias especiais vindas do rei.
A corte era um mundo fantasioso, onde a realidade era distorcida e as virtudes da vida se sobressaiam aos defeitos. Seus habitantes tinham como obrigação o prazer e seus serviços eram basicamente o descanso. Fazia-seuso de grandes invenções para coisas simples como grandes bombas hidráulicas simplesmente usadas para fazer funcionar fontes dos jardins.
A corte fazia questão de reafirmar seu poder absoluto. A forma, para a maioria nessa época, era maior que o conteúdo. A futilidade resultante do ócio provocou um culto ao ser “visto” e “aceito”. É de se dizer, também, que os rituais eram entediantes,autômatos, Mumford compara a vida do príncipe à de um operário, sempre fazendo a mesma coisa.
Pode-se concluir, segundo os relatos do autor, que a corte barroca previa empiricamente o que seria a metrópole do século XX. Foi através da corte que surgiram o refúgio nas distrações, tédio pela rotina, a rotina da opressão de governantes voltados para seus próprios interesses, sendo, esses caracteres,semelhantes aos da cidade do século XX.

2.2 INFLUÊNCIAS DO PALÁCIO SOBRE A CIDADE

A cidade foi diretamente influenciada pela corte barroca em todos os aspectos. Essas influências fizeram mudar a direção e a fidalguia feudal, tornando estas mais urbanas. Os costumes de luxuria, o exagero e o desperdício da corte se espalharam para a cidade.
O palácio que era ocupado por um príncipe mercador, ouum senhor, tomou uma forma medieval no século XIV. No século seguinte, deu prioridade à outra forma de crescimento, a expansão para os subúrbios.
O novo palácio tinha interiores muito confortáveis, o hotel passou a tentar reproduzir o conforto da corte a troco de dinheiro. Em Roma, até os dias atuais, os hotéis mais luxuosos são antigos palácios. As cidades pioneiras nas construções de hotéispara uso comercial foram Roma e Pádua.
Devido ao apoio aristocrático, o teatro atingiu uma forma moderna, passando a ser um auditório coberto, e a ocupação dos lugares se dava pelo poder e a classe social.
Pela primeira vez a nova perspectiva manifestou-se, eram pitados cenários para representar uma rua, com isso os novos urbanistas Inigo Jones e Bernini utilizavam as cidades novas como ensaiosde seus desenhos. Quando as verbas não eram suficientes eles falsificavam para tentar trazer ao Maximo a aparência a qual desejava.
A criação dos jardins de prazer para serem utilizados pela comunidade tinha como condição a cobrança de um preço por pessoa para sua visitação, a corte buscava proporcionar esse prazer a populares. Esses jardins demonstravam a vida e os bens da corte e eram compostospor uma edificação central onde ocorriam as festas da corte, como bailes. Tais pomares rodeavam toda edificação, e eram utilizados para passeios em noites agradáveis.
Surgiram, por conseguinte, os carrosséis, montanhas russas e gangorras nos jardins de prazer e a exibição do poder pelas carruagens e cavalos da corte. No período do século XIX, a elegância barroca já não existia, provavelmentedevido a eventos que aconteciam em outros países, como feiras internacionais. Eram acontecimentos que não necessitavam de todo aquele luxo. A maneira de sua formação foi também o caminho à decadência da cultura barroca. Com o crescimento da cidade, os jardins de prazer desapareceram.
O desenvolvimento do museu aconteceu bem perto do tronco central. Quando criado, o museu despertava a curiosidade...
tracking img