Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução á Ciência da Sociedade. 3º Ed. São Paulo: Moderna, 2005.
“As ideias do progresso, racionalismo e cientificismo exerceram todo um encantosobre a mentalidade da época – a vida parecia submeter-se aos ditames do homem esclarecido. Preparava-se o caminho para o amplo progresso cientifico que aflorou no final do sáculo XIX”. (p.55).
“Aciência se fundava, portanto, como um conjunto de ideais que diziam respeito a natureza dos fatos e aos métodos para compreendê-los. Por isso, as primeiras questões que os sociólogos do século XIX tentamresponder são relativas á identificação e definição dos fatos sociais e ao método mais apropriado de investigação. Tanto o método indutivo de Bacon como o dedutivo de Descartes serão traduzidos emprocedimentos válidos para as pesquisas sobre a natureza da sociedade”. (p.56).
“De especial importância para o desenvolvimento científico e uma postura especulativa diante da natureza e da sociedade foio anticlericalismo, professado por inúmeros filósofos dessa época, dentre quais se destacava o francês Voltaire. Ferrenho questionador da religião da igreja católica chegou a mover ações judiciaispara revisão de antigos processos de inquisição”. [...](p.56-57)
“Assim a igreja foi questionada como fonte de poder secular, político e econômico, na medida em que se imiscuía em questões civis e deEstado. Tal questionamento levou á descrença na doutrina e na infantilidade eclesiásticas, bem como ao repúdio da secular do clero”.(p.57).
“A existência da igreja como instituição social foidiscutida por alguns pensadores e sociólogos do século XIX. Émile Durkheim a considerava um meio de integrar os homens em torno de ideias comuns. Karl Mark a julgava responsável por uma falsa imagem dosproblemas humanos, ligada a acomodação e á submissão pregadas por sua doutrina”. (p.58).
“A sociologia se desenvolveu no século XIX, quando a racionalidade das ciências naturais e de seu método haviam...
tracking img