Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SANTAMARIA, Santi. Capítulo III Evolutiva In: _______ A cozinha a nu: uma visão renovadora do mundo da gastronomia São Paulo: SENAC São Paulo, 2009 p. 131-151.

p. 131
“[...] O corpo humano semolda e se nutre segundo suas necessidades físicas, embora ao descobrir prazeres sensoriais, evolua para formas de maior refinamento e sensibilidade. A mastigação e a deglutição se modificam nas formas àmedida que as pessoas cultivam o corpo. Os prazeres que o ser humano busca são encontrados nos campos artísticos onde os sentidos são uma exaltação emocional. O prazer é uma questão de equilíbrio,não de abundância; ao contrario, às vezes, para se alcançar o prazer é preciso prescindir de caprichos inoportunos, fora de temporada e escolher acompanhamentos.”
p. 135 -136
“[...] o problema é quehoje a fama do cozinheiro pesa mais que os conteúdos da sua proposta, e se posterga o fundamental: é preciso difundir e promover programas e pedagogias que nos permitam ter uma culinária e umahotelaria de referência, um setor com conteúdos reais, práticos, capaz de aumentar muito mais o nível da nossa profissionalidade. Se fama for mais valorizada do que a profissionalidade, vamos gerarfrustração. [...]”
p. 140-141
“Podemos pensar que tantos raciocínios ou observações generalistas são desnecessários, quando na verdade o que preocupa a culinária é a qualidade doa tomates ou das alfaces, mas oscientistas concordarão comigo que, sem uma visão global da realidade, as contribuições para solucionar as grandes questões da atualidade não tocam nos problemas que têm sua origem no desequilíbrioentre continentes e civilizações.[...] A desorientação entre profissionais torna-se patente quando eles optam por executar cozinhas sem tradição nem produtos por medo de ficarem para trás na corrida dequem tem mais exposição na mídia.”
p. 142
“[...] Quantidade não é sinônimo de qualidade, e por mais que nos resignemos a nos adaptar aos novos tempos, ingerir sucos de tomate em lata, em...
tracking img