Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE DOIS DE JULHO
DEPARTAMENTO DE DIREITO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS POLITÍCIAS
DOCENTE: CAROLINA MENDONÇA
DICENTE: UARLEI ITALO BEZERRA TELES




FILOMENO, José Geraldo. Democracia:conceitos, tipos e requisitos. In: _____. Manual de Teoria Geral do Estado e Ciência Política. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009,p.110 - 120. 





Quando falamos sobre partidospolíticos entendem-se agremiações dotadas de personalidade jurídica publica, Cujo objetivo é sempre chegar ao poder através das campanhas eleitorais.Que por sua vez são peças fundamentais naimplementação de políticas determinadas de administração pública ao mesmo tempo para a manutenção da própria democracia.Mais para se chegar ao poder o partido deve mostrar a que veio, ou seja, no que elepoderia ser melhor do que aquele que no momento ocupa o núcleo de poder (=GOVERNO) através da sua plataforma de governo que sempre deverá refletir a sua ideologia partidária que por sua vez elegerá suasprioridades. Por exemplo, se determinado partido político reflete uma ideologia mais liberal é claro que suas prioridades serão voltadas para o livre mercado, respeito às garantias individuais e etc..Se, pelo contrário, outro partido sustenta idéias socializantes, defenderá a intervenção maior ou menor no domínio econômico, a preocupação do Estado com o bem-estar de sua população sem maiorescontribuições desta, alem dos encargos já existentes etc.
De toda maneira, qualquer que seja a ideologia partidária, o mais importante é a manutenção da democracia.Essa manutenção deve ser feita sem perdasde valores que são fundamentais na democracia, Tais valores podem se resumir a dois:
a)Liberdade- participação - Nada mais é que o “direito político” de votar e ser votado,é claro que tal direito éprerrogativa do cidadão
b)Liberdade- autonomia – refere-se basicamente à liberdade de todos os sentidos(de ir, vir e permanecer, manifestação do pensamento, exercer determinada atividade ou...
tracking img