Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
SOARES,M. Alfabetização E Cidadania. 5°ed. São Paulo: Contexto, 2008.
* O termo cidadania tem frequentado intensamente o discurso político e acadêmico a
partir dos anos 80,associando-se aos mais diversos fenômenos sócias. (p.55)

* A relação entre alfabetização e cidadania pode ser analisada sob duas perspectivas, aparentemente contraditórias: de um lado, é preciso negar,do outro, é preciso afirmar a vinculação entre o exercício da cidadania e o acesso à leitura e à escrita. (p.55)

* Alfabetização e cidadania faz parte do senso comum: a concepção corrente é quesó quem sabe ler e escrever é capaz de agir politicamente, de participar, de ser livre responsável, consciente de ser homem histórico e político: de ser cidadão. (p.55)

* A ênfase excessivaposta na alfabetização como fator determinante do exercício da cidadania e, correspondentemente, no analfabetismo ou no precário acesso à leitura e à escrita como causas da exclusão da cidadania oculta ascausas mais profundas dessa exclusão, que são as condições materiais de existência a que são submetidos os ‘’exclusos’’, as estruturas privatizantes do poder, os mecanismos de alienação e deopressão. (p.56)

* A exclusão do agir e do participar politicamente, longe de ser produto de uma ‘’ignorância’’ causada pelo analfabetismo , pelo não-acesso à leitura e à escrita , é produto dasiniquidades sociais que, elas sim, impõem estreitos limites ao exercício dos direitos civis e políticos que constituem a cidadania. (p.56)

* Ao pensarmos em alfabetização e cidadania, é preciso, aquitambém, e de novo, fugir a uma interpretação linear desses dois termos, atribuindo-lhes uma relação causa-consequência, em que a construção da cidadania seja vista como dependente da alfabetização; estadeve ser entendida como um componente, entre muitos outros, da conquista, pela população, de seus direitos sociais, civis e político. (p.57)

* Para a conquista da cidadania se, ao promover a...
tracking img