Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento

RICHARDSON, Roberto J (et al). Epistemologia do trabalho científico. In: Pesquisa Social: métodos e técnicas. - 3, ed. - 11 reimpr. - São Paulo : Atlas, 2010.

“A estratégia utilizadaem qualquer pesquisa cientifica fundamenta-se em uma rede de pressupostos ontológicos e da natureza humana que definem o ponto de vista que o pesquisador tem do mundo que o rodeia" (p.32).
"(...)três das principais correntes que têm marcado as Ciências Sociais no século XX: o positivismo lógico, o estruturalismo e o materialismo dialético" (p.32).
“ Herber Spencer, um dos fundadores dopositivismo, insistiu na necessidade de uma “ciência prática” que servisse para as necessidades da vida humana” (p.33).
“Segundo Comte, o espírito positivo estabelece as ciências como investigação do real,certo, do indubitável e do determinado. A imaginação e a argumentação ficam subordinados à observação” (p.33).
"{...} o positivismo é um movimento que enfatiza a ciência e o método científico (afísica) como única fonte de conhecimento, estabelecendo forte distinção entre fatores e valores, e grande hostilidades com a religião e a metafísica. Insiste na existência de uma ordem natural com leisque a sociedade deve seguir. Além disso, (...); portanto, apenas se estudam dados individuais" (p 33).
“Segundo o positivismo lógico, o único método possível de ser utilizado para verificar osignificado de uma proposição é o método indutivo, (...). O objetivo do método indutivo conhecido é a generalização probabilística de um caso particular. No caso do positivismo lógico, o objetivo échegar a uma proposição universal” (p. 35).
“A indução é um processo pelo qual, partindo de dados ou observações particulares constatadas, podemos chegar a proposições gerais” (p. 35).
“(...), tanto ométodo indutivo quanto o dedutivo fundamentam-se em premissas – fatos observados -, que servem de base para um raciocínio”(p.35).
“Para Popper, a única maneira de testar um argumento científico...
tracking img