Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gesser, Audrei. LIBRAS? que língua é essa? Crenças e Preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda.

DE UM IDEAL PRECÁRIO À ARTICULAÇÃO DO ÓBVIO QUE AINDA PRECISA SER DITO

O celebrado sociólogo Erving Goffman, na madureza de sua obra final, articula o ideal de todo palestrante de que a platéia esteja de fato engajada na escuta do que ele diz pelo que diz, e que assim sejalevada bem além do auditório para os cenários e ocasiões no mundo onde o tema de que trata se faz vividamente relevante. Além de ser um ideal, esse é ainda um ideal precário, porque escutar é bem mais que ouvir, e o meu ideal precário tomaram contornos definidos, de que as línguas de sinais são línguas naturais tão humanas quanto as demais e que não se limitam a um código restrito de transposiçãodas letras do alfabeto. (pág. 7)
[...] Audrei engajou-se em pesquisas sistemáticas que indagava como se organizaria uma aula de Libras, como língua adicional, para pais e educadores de crianças surdas. (pág. 8)

INTRODUÇÃO

[...] Ainda é preciso afirmar que Libras é língua? Essa pergunta me faz pensar: na década de 1960, foi conferido à língua de sinais o status lingüístico, e, ainda hoje,mais de quarenta anos passados, continuamos afirmar e reafirmar essa legitimidade, para chegarmos à legitimação e ao reconhecimento, por paste da sociedade como um todo, de que a língua de sinais É uma língua. (pág. 9)
[...] Tornar visível a língua desvia a concepção da surdez como deficiência – vinculada às lacunas na cognição e no pensamento para uma concepção da surdez como diferença lingüísticae cultural. (pág. 9 – 10)

A LÍNGUA DE SINAIS

A língua de sinais é universal?

[...] A universalidade está ancorada na idéia de que toda língua de sinais é um “código” simplificado apreendido e transmitido aos surdos de forma geral, é muito comum pensar que todos os surdos falam a mesma língua em qualquer parte do mundo. Ora, sabemos que nas comunidades de línguas orais, cada país, porexemplo, tem sua (s) própria(s) língua(s). (pág. 11)
[...] Podemos dizer que o que é universal é o impulso dos indivíduos para a comunicação e, no caso dos surdos, esse impulso é sinalizado a língua dos surdos não pode ser considerada universal, dado que não funciona como um “decalque” ou “rótulo” que possa ser colado e utilizado por todos os surdos de todas as sociedades de maneira uniforme e seminfluências de uso. (pág. 12)

A língua de sinais é artificial?

Crença. A língua de sinais dos surdos é natural, pois evoluiu como parte de um grupo cultural do povo surdo. Considera-se “artificiais” as línguas construídas e estabelecidas por um grupo de indivíduos com algum propósito especifico. O esperanto “língua oral” e gestuno “língua de sinais” são exemplos de línguas “artificiais”, cujoobjetivo maior é estabelecer a comunicação internacional. [...] Em meados da década de 1970, o comitê da Comissão de Unificação de Sinais propunha um sistema padronizado de sinais internacionais, tendo como critério a seleção de sinais mais compreensíveis, que facilitassem o aprendizado, a partir da integração das diversas línguas de sinais. (pág. 12 – 13)

A língua de sinais tem gramática?Absolutamente. O reconhecimento lingüístico tem marca nos estudos descritivos do lingüista americano William Stokoe em 1960. (pág. 13)
Ao descrever os níveis fonológicos e morfológicos da língua americana de sinais (ASL daqui por diante), Stokoe apontou três parâmetros que constituem os sinais e nomeou-os: configuração de mão (CM); ponto de articulação (PA) ou locação (L) e movimento (M). (pág.14)
A partir da década de 1970, os lingüistas Robbin Battison (1974), Edward S. Klima & Ursulla Bellugi (1979) conduziram estudos mais aprofundados sobre a gramática da ASL, especificamente sobre os aspectos fonológicos, descrevendo um quarto parâmetro: a orientação da palma da mão (O). Ficou demonstrado que dois sinais com os mesmos outros três parâmetros iguais (CM,L,M) poderiam mudar de...
tracking img